Este é o terceiro balanço que o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga faz esta época, uma inovação que o próprio Vítor Pereira justificou como sendo «uma nova forma de comunicar», depois de anos a fio em que prevaleceu o silêncio da comissão, mesmo quando ocorriam casos controversos de arbitragem.

O líder dos árbitros, que tinha feito até ao momento dois balanços, um após a quinta jornada e outro após a 10.ª, irá analisar os principais lances dos encontros entre as 11.ª e 17.ª jornadas da Liga principal e até à 15.ª ronda da Liga de Honra.

A primeira conferência de imprensa foi dada a 21 de Setembro, depois do polémico Vitória de Guimarães-Benfica para o campeonato, dirigido pelo leiriense Olegário Benquerença, na sequência do qual os responsáveis do clube da Luz emitiram um comunicado público a exigir uma tomada de posição pública de Vítor Pereira.

Nessa conferência de imprensa, o responsável máximo pelos árbitros reconheceu razão ao Benfica em relação a alguns erros cometidos por Olegário Benquerença, razão pela qual foi acusado de «andar a reboque» do clube "encarnado", acusação que rejeitou.

Quanto à periodicidade das suas intervenções públicas, Vítor Pereira não quis estabelecer prazos fixos, admitindo que as mesmas terão lugar quando ele próprio entender que «é uma mais-valia».