O campeão Benfica tem novo jogo de risco na 18.ª jornada da Liga de futebol, com uma visita no domingo ao Estádio do Bonfim, um palco onde costuma sentir dificuldades e no qual empatou na última época.

Sem margem pontual no campeonato – a 11 pontos do líder FC Porto (com mais um jogo) -, o Benfica defronta o Setúbal numa semana em “alta”, com a vitória de quarta-feira no Estádio do Dragão (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os “encarnados” atravessam o melhor momento da época com a melhor série no campeonato - sete triunfos acumulados desde a pesada derrota na 10.ª jornada, no Dragão (5-0).

Em Setúbal, as “águias” não podem contar com Fábio Contrão, expulso no jogo da Taça, enquanto nos “sadinos” o técnico Manuel Fernandes tem vários lesionados, o último dos quais Brasão, com uma fractura no malar durante um treino.

Um pouco antes do jogo entre Setúbal (13.º) e Benfica (2.º), entra o FC Porto em acção, com uma recepção ao Rio Ave (18:15), numa partida que não deverá trazer problemas ao conjunto de André Villas-Boas.

Não é previsível que a derrota com o Benfica deixe mazelas no líder da Liga, embora a equipa sinta a falta do avançado Falcao e do lateral esquerdo Álvaro Pereira, dois jogadores muito importantes no capítulo ofensivo.

O Sporting abre a jornada na sexta-feira, com a recepção ao último classificado, a Naval 1.º de Maio, num jogo que servirá para a despedida de um dos mais carismáticos e importantes jogadores do clube, o brasileiro Liedson, transferido para o Corinthians.

Os “leões” são claros favoritos, mas a época tem sido sofrível, com a equipa situada no terceiro lugar, a “enormes” 19 pontos do FC Porto e a oito do Benfica.

Para sábado está agendado o Marítimo-Sporting de Braga (19h15), num confronto difícil para a equipa “arsenalista”, muito longe das capacidades que lhe deram o título de vice-campeão na última temporada.

No domingo, nota ainda para a recepção do Guimarães ao Nacional (16:00), num jogo que pode “mexer” com os lugares europeus, e para a recepção da Académica ao surpreendente Beira-Mar, oitavo na sua época de subida.

Com o quinto classificado da Liga (a União de Leiria) e o nono (Olhanense) a defrontarem-se também no domingo separados por três pontos, a 18.ª jornada promete mexidas na primeira metade da tabela.

Programa da 18.ª jornada:

Sexta-feira, 4 fev:
Sporting – Naval, 20:15 (SportTV1).

Sábado, 5 fev:
Marítimo – Sp.Braga, 19:15 (SPORTV1).

Domingo, 06 fev:
Vit.Guimarães – Nacional, 16:00.
Portimonense – Paços de Ferreira, 16:00.
Académica – Beira-Mar, 16:00.
União Leiria – Olhanense, 16:00.
FC Porto – Rio Ave, 18:15 (TVI).
Vit.Setúbal – Benfica, 20:15 (SporTV1).