O treinador do Vitória de Guimarães considerou hoje que o Nacional está mais fresco do que a sua equipa para o jogo de domingo, no D. Afonso Henriques, da 18.ª jornada da Liga de futebol.

«Em teoria estará em vantagem, porque o normal para a recuperação física dos jogadores é de sete, oito dias. O Nacional estará mais fresco, mas cabe-nos encontrar uma solução para ganhar e é com essa ambição que partimos», afirmou Manuel Machado.

O Vitória jogou na quinta-feira à noite com a Académica, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol.

O treinador disse conhecer bem o clube insular (já o orientou algumas temporadas) e lembrou que tem «o mesmo objectivo do Vitória», qualificar-se para uma competição europeia: «Tem uma boa equipa, tem tido um desempenho muito igual ao do Vitória de Guimarães esta temporada, pelo que se adivinha um jogo de equilíbrios, em que os detalhes irão ser, uma vez mais, determinantes».

Machado revelou ainda que Cléber vai ficar de fora algumas semanas devido a uma lesão muscular contraída na recepção à Académica.

Confrontado com as críticas de hoje de Domingos Paciência, técnico do Sporting de Braga, o treinador vitoriano disse que «nunca quis diminuir o trabalho da última década do Sporting de Braga, um desempenho a atingir o brilhante», disse.

«Tive o prazer de trabalhar em Braga durante alguns anos e o tratamento foi sempre de grande elegância e correcção», assegurou.

Contudo, criticou as afirmações do técnico bracarense acerca da participação do Vitória na Taça da Liga: «Fui engolindo algumas coisas que foram ditas pela pessoa em causa, mas o que aconteceu ontem (quinta-feira) não me pareceu ingénuo, parece-me que foi no sentido de perturbar a minha equipa», disse sobre a alegada contratação de Douglas pelos “arsenalistas”, não confirmada pelo Sporting de Braga.

«Quando Braga, FC Porto, Benfica ou Sporting jogam internacionalmente estou sempre do lado deles, infelizmente há pessoas que não vêm o sucesso do vizinho como motivo de superação, tentam diminui-lo, é muito da cultura portuguesa», lamentou.

O Vitória de Guimarães é quarto classificado, com 28 pontos, e o Nacional sexto, com 25 (e mais um jogo). O encontro tem lugar no Estádio D. Afonso Henriques, às 16:00 de domingo, e será arbitrado por João Capela, de Lisboa.