O antigo vice-presidente do Sporting Luís Godinho Lopes tem desenvolvido nas últimas semanas diligências para angariar apoios, nomeadamente financeiros, no sentido de viabilizar a sua candidatura à presidência do clube.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que, entre os apoios que assegurou estão os nomes de Luís Duque, antigo presidente da SAD e responsável pelo futebol quando o Sporting se sagrou campeão após 18 anos de jejum, e de José Filipe Nobre Guedes, actual administrador da SAD para a área financeira e vice-presidente da direcção, principal obreiro do projecto de reestruturação financeira em curso e interlocutor com a banca, para a qual não é indiferente quem vai suceder ao demissionário José Eduardo Bettencourt.

A possibilidade de Luís Duque, que actualmente desempenha funções como vereador da Câmara Municipal de Sintra, assumir a pasta do futebol na lista de Godinho Lopes pode abrir a porta ao regresso de Carlos Freitas, com quem trabalhou no sector do futebol profissional, tendo em conta, por um lado, a identificação e a relação privilegiada entre ambos e, por outro, o facto de este se ter desvinculado recentemente do clube grego Panathinaikos e de estar livre de compromissos.

Outro nome com peso que poderá integrar esta lista de candidatura é o do actual vice-presidente da Assembleia-Geral da SAD, Rogério Alves, com quem Godinho Lopes tem mantido contactos nos últimos dias.

No entanto, segundo fonte próximo deste potencial candidato, Rogério Alves ainda não descartou a hipótese de encabeçar ele próprio uma lista, hipótese para a qual tem o incentivo e o apoio do ex-candidato Paulo Pereira Cristóvão, que concorreu às últimas eleições contra José Eduardo Bettencourt.

Pereira Cristóvão, que já decidiu não assumir candidatura própria, apesar de pressões nesse sentido, veria com olhos assumir a responsabilidade pela área do futebol profissional no contexto de uma candidatura liderada por Rogério Alves, disse à agência Lusa fonte próxima daquele ex-candidato.

Os próximos dias vão ser decisivos para a clarificação da posição de Rogério Alves, que já rejeitou a hipótese de vir a apoiar o empresário José Braz da Silva, que durante esta semana disse que o seu avanço era «irreversível».

Praticamente adquirida está a assunção da candidatura por parte de Godinho Lopes, cujo anúncio deverá ocorrer até ao fim da semana que vem ou início da próxima, sendo certo que conta com o apoio dos ex-presidentes do Sporting José Roquette e Dias da Cunha, cujos elencos directivos integrou.

Godinho Lopes foi vice-presidente para a área do património, cargo que partilhou com o de presidente da empresa Estádio de Alvalade Século XXI, tendo desenvolvido um papel ativo e determinante na viabilização do projecto de construção do novo estádio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.