O treinador do Vitória de Guimarães considerou esta sexta-feira que o Benfica é favorito para o jogo de domingo, da 19.ª jornada da Liga de futebol, mas isso não inibe a sua equipa de querer pontuar na Luz.

«O Benfica joga em casa, está à frente na classificação, tem um historial muito mais rico e, nesse contexto, claro que é favorito, mas isso não nos inibe de querer pontuar e, se possível, ganhar», afirmou Manuel Machado na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Para o técnico vitoriano, «o Benfica cresceu», atravessa «o melhor ciclo do ano» e «tem ambição de reduzir a distância para quem lidera» o campeonato, o FC Porto, pelo que o Vitória tem de ser «mais eficaz nos dois extremos do campo» para alcançar o objectivo.

Machado elogiou a «dinâmica ofensiva muito boa» da turma orientada por Jorge Jesus e os jogadores que fazem a diferença no ataque, «praticantes a que só têm acesso os clubes com orçamentos de dezenas de milhões de euros [ME]. O Vitória de Guimarães tem um de seis ou sete ME…», notou.

O treinador experimentou na quinta-feira um esquema de três defesas centrais num treino à porta fechada, mas a intenção saiu hoje publicada nalguma imprensa, o que Manuel Machado lamentou.

«Esta casa não tem muros, não tem privacidade nenhuma, escancara-se tudo, pelo que a perspectiva de causar alguma surpresa já não existe. Ficará a interrogação até à hora do jogo, porque temos mais do que um modelo trabalhado», disse.

Sobre se o jogo é mais importante para o Benfica pela luta pelo título, frisou que essa não é a sua “guerra”: «Não temos de interferir nisso, tentarmos apenas ganhar, como quando jogarmos com o FC Porto ou o Sporting».

A perspectiva de poder quebrar um ciclo de 15 triunfos dos “encarnados” também não é factor de motivação, segundo o técnico: «Este jogo não tem valor acrescentado, vale três pontos como os outros 29».

O Vitória de Guimarães treina no sábado de manhã no complexo do clube, findo o qual será conhecida a lista de convocados.

Os vitorianos são quartos classificados com 29 pontos, enquanto o Benfica ocupa a segunda posição, com 42. O jogo tem lugar no Estádio da Luz, em Lisboa, às 18h15 de domingo, e será arbitrado por João Ferreira, de Setúbal.