O líder FC Porto e o Sporting de Braga, vice-campeão da última temporada, defrontam-se este domingo no Minho, num dos jogos mais importantes da 19.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Líderes destacados do campeonato, os portuenses entram no Estádio AXA com 11 pontos (e mais um jogo) de vantagem sobre o Benfica, que hoje recebe na Luz o Vitória de Guimarães, actual quarto. Bracarenses e vimarenenses ganham nova motivação nesta ronda, após mais um "tropeção" do Sporting, que empatou sábado 2-2 com o Olhanense.

Os "leões", que empataram em Olhão (2-2), são terceiros classificados, com quatro pontos de avanço sobre Guimarães e seis sobre o Sporting de Braga, clubes que ainda não desistiram do assalto ao terceiro lugar - tanto mais que na 20.ª jornada, dia 21, o Sporting joga na Luz. O FC Porto lidera a prova, com 53 pontos, seguido do Benfica, com 42, Sporting, com 33, Vitória de Guimarães, com 29, União de Leiria, com 28, e Sporting de Braga, com 27.

A União de Leiria ganhou sábado por 1-0 na Madeira, ao Nacional, e conta com um jogo a mais que os rivais minhotos. A nível de jogos de luta pela despromoção, o destaque vai para o Rio Ave-Portimonense, ou seja antepenúltimo contra último. Se os algarvios perderem, ficam sete pontos abaixo da "linha de água" e como tal praticamente "condenados".