Um golo de Mário Rondon, no último lance do jogo, garantiu hoje uma justa vitória do Paços de Ferreira, ainda invencível em 2011, frente ao Marítimo, num bom jogo da 19.ª jornada da Liga de futebol.

O único golo do encontro foi marcado aos 90+5 por Mário Rondon, lançado no jogo no segundo tempo, num lance em que a determinação de Pizzi a “romper” pelo corredor direito permitiu o remate de Amond e a recarga vitoriosa do internacional venezuelano.

Com este resultado, o Paços de Ferreira mantém-se invencível em 2011, após oito jogos disputados (seis vitórias e dois empates, entre Liga e Taça da Liga), e pode ter garantido a permanência na Liga, cumprindo o principal objectivo da equipa, face a um Marítimo que somou a terceira derrota consecutiva.

As duas equipas coincidiram no sistema de jogo (4-3-3) e na forma ambiciosa como encararam o encontro, com a baliza adversária nos olhos, apesar do claro ascendente dos locais, que podiam ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto.

Decorriam apenas 40 segundos quando Maykon, após combinação com Pizzi, centrou da esquerda e David Simão, nas costa de Nélson Oliveira, que falhou o cabeceamento, rematou fraco para defesa de Marcelo.

O Marítimo respondeu aos cinco minutos, depois de uma falha defensiva de Cohene ter dado vantagem numérica aos insulares, mas Baba centrou mal e inviabilizou um lance potencialmente perigoso.

A partir daí, o Paços de Ferreira, com trocas rápidas de bola e ao primeiro toque, acentuou o domínio no encontro e, até ao intervalo, conseguiu criar uma mão cheia de ataques perigosos, com destaque para o cabeceamento de Baiano (18 minutos) e os remates de Pizzi (21 e 22) e David Simão (34).

Nélson Oliveira dispôs do lance mais perigoso, aos 45 minutos, quando se isolou, mas o remate do internacional Sub-21 luso foi travado pela saída rápida de Marcelo.

Os locais voltaram a entrar fortes na segunda parte e, aos 51 minutos, voltaram a estar perto do golo, numa sucessão de ataques envolvendo Pizzi, Nélson Oliveira e David Simão, que regressou em grande à equipa.

O Marítimo, sem conseguir aproximar-se da baliza contrária, foi ganhando algum ascendente territorial, no que pareceu coincidir com a estratégia dos pacenses, mas só acordou para o jogo nos últimos instantes da partida, altura em que valeu Cássio aos locais.

O guarda-redes brasileiro do Paços de Ferreira negou o golo por duas vezes a Baba (84 e 90+3) e atrapalhou a acção de Kléber, que surgia isolado, aos 87, mas seriam os pacenses a chegar ao golo, no último lance do jogo, através de Mário Rondon, o melhor marcador da equipa, com quatro tentos.

Após esta vitória, o Paços de Ferreira soma 26 pontos e mantém-se na primeira metade da classificação, enquanto o Marítimo continua com 19 e bem abaixo do valor da equipa.