O ex-director desportivo de Sporting, SC Braga e Panathinaikos, comentou a capacidade financeira do clube de Alvalade em comparação com os rivais Benfica e FC Porto.

Numa entrevista à Sport TV, Carlos Freitas comentou a sua passagem pelo Sporting e considerou que o clube leonino não está ao mesmo nível que os rivais Benfica e FC Porto.

«O Sporting também viu Lisandro López, também viu Cardozo, também conhecia Nilmar ou Daniel Carvalho. Mas chegando à altura de passar o cheque, era e é muito complicado. O Sporting é demasiado caro para ser terceiro e demasiado barato para ser primeiro ou segundo», disse.

Em relação à sua saída de Alvalade: « Saí porque quis, porque entendi que era esse o momento para sair. A dimensão dos clubes e a exposição mediática também dão azo ao crescer dos problemas. Eu saí quando entendi que se tinha caído num quadro analítico que dizia que o Sporting ganhava pelos jogadores da formação e perdia pelos jogadores que chegavam a Alvalade. Não é verdade, como não é verdade que só os jogadores da formação são vendidos. O Sporting entre 2000 e 2008 realizou cerca de 80 milhões com jogadores da formação. Vendemos 27, mas também se venderam outros».

Em relação à actual crise no Sporting: «Para mim esta crise é surpreendente. Acho que o Sporting desaproveitou uma fase entre 2000 e 2009 por forma a estabilizar em termos competitivos e agora vai ter de reencontrar a tranquilidade. Há um estado depressivo nos sportinguistas. E o incrível é que a última década do Sporting é das mais vitoriosas no pós-violinos. O Sporting ganhou taças, supertaças, esteve numa final europeia, perdeu campeonatos mesmo no fim, foi a quatro Champions consecutivas. O problema foi não ter a capacidade de potenciar esse bom momento. Custa-me muito ver o Sporting nesta situação».

Sobre a saída de Liedson: «Liedson é um amigo, é um jogador que me marcou. Deu-me muitas alegrias. Acho que é pacífico catalogarmos o Liedson como um dos grandes jogadores estrangeiros que passaram por Portugal. O Liedson, desportivamente, faz falta a qualquer equipa. Tem raça e golos. As razões financeiras que levaram o Sporting a tomar esta decisão seguramente foram muito ponderadas. Acredito quem nem treinador nem director desportivo tenham gostado, é óbvio. Ninguém quer perder um jogador como Liedson».

Sobre negócios com o F.C. Porto: «Enquanto estive no Sporting houve várias possibilidades de permuta entre jogadores do FC Porto e do Sporting. A troca Carlos Martins - Postiga foi proposta várias vezes e nunca foi aceite, acabou por não se realizar. Recentemente, que me recorde, só aconteceram duas mudanças desse género e de jogadores que eram pouco utilizados. A de Ricardo Fernandes por Clayton e a de Postiga e Nuno André Coelho. Em Itália, este género de negócios é normal. Aqui não são bem aceites. É preciso evoluir neste plano».

Sobre o seu futuro: «Estou aberto a propostas para preparar a próxima época. Não posso nem quero fechar portas a ninguém. Grandes ou pequenos, porque não?, aqui ou lá fora. Sou um profissional».