A PSP relevou hoje que espera mais de 3.000 adeptos do Benfica no dérbi de segunda-feira frente ao Sporting, da 20.ª jornada da Liga de futebol, e vai realizar uma protecção especial ao autocarro dos “encarnados”.

Em conferência de imprensa, o subintendente Costa Ramos, da 3.ª Divisão do Comando Metropolitano de Lisboa, anunciou que o encontro entre os dois rivais lisboetas será visto como “de risco elevado”, mas não quis adiantar o número de agentes que estarão envolvidos.

«Será um efectivo necessário e suficiente. Há algum tempo que a PSP não revela o número de efectivos para estes jogos por razões estratégicas e pela especulação que se possa tirar do número do efectivo. Para algumas pessoas pode ser de mais, para outros de menos», disse.

A PSP espera uma lotação no Estádio de Alvalade de cerca de 40 mil pessoas, dos quais 3 mil das claques do Benfica, que terão o «habitual acompanhamento através de uma caixa de segurança», enquanto o autocarro da equipa da Luz terá também direito a uma atenção especial.

«Esse cuidado com o autocarro do Benfica já é tomado há cerca de um ano e há vários jogos, de forma a que se evitem apedrejamentos ao autocarro», explicou Costa Ramos, acrescentando que será criado um perímetro especial durante a chegada ao estádio.

Questionado sobre as maçãs que foram atiradas no último Sporting-FC Porto, na altura alusivas ao regresso de João Moutinho a Alvalade, o responsável da PSP lembrou que a «segurança do evento no seu interior é da responsabilidade do organizador».

«A polícia toma medidas nesse sentido mas é uma competência específica dos organizadores», referiu.

Para a PSP, a recente detenção de Hugo Inácio, responsável pela morte de um adepto do Sporting na final da Taça de Portugal de 1996 e foragido à justiça há cerca de 11 anos, não traz preocupações maiores na montagem da operação de segurança.

O jogo entre Sporting e Benfica está agendado para as 20h15, mas a abertura das portas acontecerá duas horas antes (18h15). Da parte da polícia a operação de segurança terá o seu início às 17h00.

A PSP lançou ainda um alerta para que as pessoas evitem deslocar-se pela Avenida Padre Cruz, sugerindo a utilização da Rua Rainha Dona Amélia ou da Alameda das Linhas de Torres.

Na conferência, Costa Gomes apelou ao uso de transportes públicos e deixou o aviso quanto à proibição do público levar guarda-chuvas para dentro do estádio, apesar de se prever chuva à hora do jogo.