O FC Porto acompanha no “cadeirão” as peripécias da 20.ª jornada da liga portuguesa de futebol, marcada pelo “clássico” de Alvalade entre Sporting e Benfica, que fecham a ronda só na segunda-feira.

O líder do campeonato já cumpriu, a 26 de Janeiro, a missão desta jornada (vitória no Dragão sobre o Nacional, por 3-0), a fim de preparar sem “interrupções” a eliminatória com os espanhóis do Sevilha, dos 16 avos de final da Liga Europa.

Somados antecipadamente os três pontos, os portistas têm agora oportunidade de acompanhar repousadamente o “clássico” de Lisboa, que pode até confirmar os actuais 11 pontos de vantagem sobre o Benfica, caso o Sporting ganhe ao rival.

Para o Sporting, a corrida para o título está, neste momento, a 23 pontos de distância, a 11 jornadas (33 pontos) do fecho, mas uma vitória sobre o “vizinho” da Segunda Circular podia abalar, pela positiva, o mau estado anímico da equipa e cimentar o terceiro lugar europeu.

Quanto ao Benfica, chega embalado a Alvalade pelo recorde absoluto de nove vitórias consecutivas no campeonato, mas ciente de que só a décima pode manter a esperança de ainda vir alcançar o FC Porto. Em caso de vitória em Alvalade, a margem para o primeiro lugar passaria para oito pontos, com 30 ainda por disputar.

A jornada abre sexta-feira com um duelo “europeu” entre a União de Leiria e o Vitória de Guimarães, as duas equipas que fecham a zona da Europa, separadas por apenas um ponto, com vantagem para os minhotos.

O sábado está reservado em exclusivo para o embate algarvio entre o “lanterna vermelha”, o Portimonense, que segurou o demissionário treinador Carlos Azenha, e o Olhanense, uma das boas surpresas desta época.

O confronto do Algarve vai também “calibrar” a ronda de domingo, recheada de candidatos à Europa e muitos deles ao alcance de um tropeção de leirienses ou vimaranenses (Sporting de Braga, Nacional, Paços de Ferreira e Beira-Mar).