Um golo de Bruno Gama, de grande penalidade, já no período de descontos, deu a vitória ao Rio Ave frente à Académica (1-0), em encontro da 20.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado em Coimbra.

O “onze” de Carlos Brito somou o seu segundo fora, após o 1-0 com a Naval (12.ª jornada), enquanto a Académica está, novamente, sem treinador, já que José Guilherme, muito contestado, anunciou a demissão no final do encontro.

A Académica já não ganha em casa há quatro meses, mais precisamente desde 23 de Outubro, altura em que venceu o Nacional por 2-1, e só somou dois pontos (em 18 possíveis) sob o comando do sucessor de Jorge Costa.

Com o resultado de hoje, o Rio Ave igualou os 20 pontos dos “estudantes”, seguindo ambos seis acima da Naval 1.º de Maio (1-1 em Setúbal), que ocupa o penúltimo lugar.

Na Académica, destaque para o regresso de Hugo Morais para o meio-campo, após várias semanas de ausência, por opção do técnico José Guilherme, que colocou Luiz Nunes no centro da defesa, no lugar do castigado Habib.

Por seu lado, Carlos Brito não fez qualquer alteração em relação ao jogo da anterior jornada, contra o Portimonense (vitória por 2-0).

Nos primeiros 15 minutos, o maior ascendente pertenceu à equipa do Rio Ave, que criou mais jogadas de perigo junto à baliza de Peiser.

Os “estudantes” começaram, depois, a equilibrar, com Diogo Valente a obrigar, de cabeça, o guarda-redes Paulo Santos a fazer uma defesa apertada.

A partir daí, o embate desenrolou-se muito a meio-campo, de forma muito mastigada e monótona, sem verdadeiras jogadas de perigo, junto de ambas as balizas.

No início da segunda parte, o ex-“estudante” João Tomás teve o golo inaugural nos pés, mas Peiser arrojou-se aos pés do avançado e segurou a bola com convicção.

A partida recomeçar com maior animação, mas foi pura ilusão, dado que a letargia voltou a reinar, com o Rio Ave a parecer sempre mais interessado em segurar o resultado e a Académica incapaz de o alterar.

Nos últimos 10 minutos, o jogo ganhou mais emoção e rapidez, com o Rio Ave perto do golo: Bruno Gama esteve quase a inaugurar o marcador, aos 83, rematando ligeiramente ao lado da baliza de Peiser e, depois, Cícero, servido principescamente pelo avançado luso, só falhou na força do remate, com a baliza contrária à mercê.

Já nos descontos, Diogo Melo comete grande penalidade e Bruno Gama marca o castigo máximo e sela o triunfo do Rio Ave, sendo que a Académica acabou com nove, face às expulsões, por protestos, de Hélder Cabral e Diogo Melo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.