Sporting e Benfica disputam esta segunda-feira, na Liga de futebol, o 284.º derby, numa história com mais de um século de existência e em que o maior número de vitórias está do lado das "águias".

Desde a criação dos dois clubes, os resultados alcançados por cada um dos rivais permitiram dividir o domínio ao longo dos anos: o Benfica melhor no período seguinte à sua fundação e o Sporting mais dominador nos anos 30, 40 e 50.

Depois disso, a força do Benfica nos anos 60 – dois títulos de campeão europeu nessa década - colocou o clube quase sempre na linha da frente em relação àquele que historicamente foi durante muitos anos o seu grande e principal adversário.

Uma diferença acentuada nos anos 70, em que o Benfica em confronto directo com o Sporting teve mais do dobro das vitórias do rival (15 contra sete), e continuada no período dos anos 80 (13/8) e até nos anos 90 (10/6).

Em mais de 100 anos de história, só os últimos 10 anos permitiram um equilíbrio nos jogos entre ambos, com 24 partidas disputadas e oito vitórias para cada um e oito empates, num período em que o Sporting venceu uma Liga e o Benfica duas.

O jogo de segunda-feira, da 20.ª jornada da Liga 2010/2011 e que será dirigido por Artur Soares Dias, será o segundo encontro da temporada entre os dois "gigantes", num período em que o Benfica já tem ligeira vantagem depois de ter vencido em Setembro último.

Na ocasião, em partida da quinta jornada, o Benfica, a jogar na Luz, derrotou o rival com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo.

Depois do jogo da Liga, Benfica e Sporting voltam a encontrar-se na semana seguinte, com a visita dos “leões” ao Estádio da Luz a 02 de Março, em jogo das meias-finais da Taça da Liga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.