O Sporting, com a ambição limitada à defesa da honra e uma curta vantagem no histórico, recebe esta segunda-feira o Benfica, ainda a sonhar com o “bis”, no 77.º “derby” em reduto “leonino” para o “nacional” de futebol.

No encontro que encerra a 20.ª jornada da Liga, os “leões” partem com a vantagem de um triunfo e cinco golos nos embates como anfitriões para o campeonato e com a “secreta” intenção de afastar os rivais do “bis”.

O Benfica segue a 11 pontos do líder invicto FC Porto, que conta mais um jogo disputado, enquanto o Sporting é terceiro, a 12 dos rivais lisboetas.

Além da diferença pontual, segunda-feira cruza-se o recente percurso imaculado do Benfica, que soma nove vitórias consecutivas na Liga, desde a goleada sofrida no Dragão (0-5), e o titubeante Sporting, após dois empates consecutivos na recepção à Naval e em Olhão.

Como anfitriões, os “leões” também têm sido pouco vorazes, registando o modestíssimo pecúlio de três vitórias e quatro empates em Alvalade, bem pior do que o percurso do Benfica como visitante - seis triunfos e três derrotas.

Recuando na história, o Sporting, com 30 triunfos, soma apenas mais um do que as “águias” nos 76 jogos para o campeonato no seu reduto e um saldo positivo na concretização de escassos cinco golos (116 contra 111).

No confronto entre “grandes” mais equilibrado de todos, em que o factor casa praticamente não influencia, os “leões” desempataram a 21 de Fevereiro de 2009, com a vitória por 3-2, selada com dois golos do inevitável Liedson, agora no Corinthians, e um de Derlei, e amenizada por Reyes e Cardozo.

Sem o “Levezinho”, que elegeu o Benfica como inimigo número 1, a tarefa dos “leões” parece mais difícil, num “derby” com equilíbrio em 60,5 por cento das ocasiões: 16 triunfos do Sporting e 13 do Benfica pela margem mínima e ainda 17 empates.

Apesar disso, o reduto dos “leões” tem protagonizado jogos inesquecíveis na receção às “águias”, como os 7-1 de 1986/87, na tarde de Manuel Fernandes (quatro golos), ou os 3-6 de 1993/94, na noite de João Pinto (três).

Estes são também dois bons exemplos da ausência de lógica nos “derbies” de Alvalade, até porque, em 1986/87, o Benfica foi campeão...com apenas uma derrota, e em 1993/94, tudo apontava para que o Sporting ganhasse e partisse para um título que lhe fugia desde 1981/82.

Estes não foram os únicos resultados desnivelados, já que os “leões” contam com outras duas vitórias expressivas - 6-1 (1946/47) e 5-1 (1948/49) - e as “águias” já venceram em mais três ocasiões por três golos - 4-1 em 1936/37, 41/42 e 97/98.

A história recente ostenta também dois jogos que ficaram célebres pelo facto de o Benfica ter adiado o título do Sporting, ao vencer por 1-0 em 1999/2000, com um golo do egípcio Sabry, e empatar 1-1 em 2001/02, num jogo em que o lituano Jankauskas adiantou os forasteiros e o brasileiro Jardel empatou nos descontos.

Nos derradeiros 10 anos, o Sporting conta quatro triunfos, contra três do Benfica e três empates, com os anfitriões igualmente em vantagem nos golos (12 contra 11).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.