O Sporting vai receber o Benfica esta segunda-feira com a segunda maior diferença pontual para o rival no campeonato de futebol, desde que passaram a ser atribuídos três pontos por vitória, em 1995/96.

Os 12 pontos de atraso dos “leões” para as “águias”, após a 19.ª jornada, apenas são superados pelos 23 que separavam os dois “velhos rivais” lisboetas antes da 26.ª jornada da Liga de 2009/2010.

Já com o título de campeão à vista, os comandados de Jorge Jesus, que somavam 64 pontos, foram implacáveis e venceram na recepção ao Sporting, então orientado por Carlos Carvalhal, por 2-0, com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo.

No início do campeonato, à entrada para a 11.ª ronda, os “encarnados” já dispunham de 11 pontos de avanço sobre os “leões” antes de visitarem o Estádio José de Alvalade, onde não foram além de um “nulo”, naquele que foi o segundo empate do Benfica na prova.

Antes, só o Sporting tinha gozado de uma vantagem tão confortável (11 pontos), nas duas últimas épocas em que se sagrou campeão nacional, em 1999/2000 e 2001/02.

Na primeira, a formação leonina chegou à 33.ª jornada com 74 pontos e viu, no seu reduto, o Benfica adiar a conquista do título com um golo do egípcio Sabry.

Em 2001/02, o Sporting recebeu as “águias”, à 32.ª ronda, com 70 pontos, e acabou por empatar a partida com um golo tardio do brasileiro Jardel, na marcação de uma grande penalidade, anulando a vantagem obtida pelo lituano Edgaras Jankauskas.

Nos 31 “derbies” desde 1995/96, os “rivais” só entraram em campo em igualdade pontual quatro vezes, enquanto o Sporting partiu na frente em 16 ocasiões, contra 11 do Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.