O Sporting recebe esta segunda-feira o Benfica, na 20.ª jornada da Liga de futebol, no dia em que cumpre dois anos sem vencer o velho “rival”.

O último triunfo dos “leões” sobre as “águias” remonta a 21 de Fevereiro de 2009, quando, no Estádio José Alvalade, os “leões” venceram por 3-2, em jogo da 19.ª jornada do campeonato de 2008/2009.

Nesse “derby”, o Sporting, com o actual seleccionador português Paulo Bento ao comando, começou na frente com um golo de Liedson, aos 11 minutos, mas o Benfica, do espanhol Quique Flores, agora ao serviço do Atlético de Madrid, empataria pelo extremo Reyes, também “colchonero”, aos 36, na marcação de uma grande penalidade.

Derlei voltou a dar vantagem aos “leões”, aos 47 minutos, e o “Levezinho” ampliou, aos 82, para o paraguaio Óscar Cardozo fixar o resultado, a um minuto do final.

Desde então, o Sporting perdeu quatro “derbies” (dois para o campeonato, um para a Taça de Portugal e outro para a Taça da Liga), um deles no desempate em grandes penalidades, e conseguiu apenas um “nulo”, na recepção aos “encarnados”, na última temporada.

No caso das visitas ao Estádio da Luz, a última vitória “leonina” é ainda mais distante: cumpre segunda-feira 1847 dias – foi a 28 de Janeiro de 2006, quando o Sporting bateu o Benfica por 3-1.

Desse jogo da época 2005/06, só o titular Luisão e o suplente Nuno Gomes permanecem nos “encarnados”, enquanto nos “leões” continuam no plantel o guarda-redes Tiago e os defesas Polga e Abel, ao contrário de Liedson, que na reabertura do mercado partiu para o Corinthians.

Na altura, Simão deu avanço ao Benfica, na primeira parte, ao converter uma grande penalidade, mas Sá Pinto, também através de um castigo máximo, e Liedson (dois golos) deram o último triunfo dos “leões” na Luz, numa partida em que o médio benfiquista Carlos Martins foi titular nos “leões”.