O treinador do Vitória de Guimarães disse esta quarta-feira que os pontos são mais importantes que as boas exibições e é dessa forma que vai abordar a recepção à Académica, na sexta-feira, da 21.ª jornada da Liga de futebol.

Manuel Machado assumiu, após o jogo em Leiria, que o Vitória de Guimarães ganhou por 1-0, mas que a equipa não tinha realizado uma boa exibição, opinião partilhada por jogadores como Nilson ou João Alves.

«Se puder aliar-se um bom resultado a um bom espectáculo subscrevo, mas nem sempre isso é possível. Fui crítico em relação à exibição dos últimos 45 minutos em Leiria, mas andei um terço da prova a tentar promover o futebol positivo e paguei com pontos essa ousadia, porque não há um pensamento global nesse sentido», afirmou.

Segundo Manuel Machado, «havia que fazer alguma coisa» para tornar a equipa vimaranense «mais objectiva».

«Entre perder pontos ou perder qualidade exibicional, até porque estávamos a jogar para cadeiras, estavam lá 300 pessoas, os pontos primeiro, a exibição depois», sentenciou.

Deu até o exemplo do jogo da Liga dos Campeões de terça-feira entre o Lyon e o Real Madrid: «Não se jogou absolutamente nada, um enfado, mas se calhar os responsáveis do Real Madrid saíram bastante satisfeitos para o objectivo que perseguem».

Machado desvalorizou ainda a possibilidade de, à condição, poder ultrapassar o Sporting na classificação (está a apenas um ponto dos “leões”, que só jogam no domingo, na Madeira, ante o Nacional).

«Queremos é vencer e acrescentar três pontos para a meta que traçámos de, no final, atingirmos 50 pontos, ficar entre os cinco primeiros e alcançar uma classificação europeia», disse.

O treinador considerou ainda que a estreia de Ulisses Morais no comando técnico da Académica poderá representar uma injeção de confiança nos “estudantes”, mas «os aspectos técnico, tácticos e a condição física não são alteráveis em 48 horas».

Este será o terceiro jogo entre as duas equipas nesta temporada (e haverá ainda um quarto, o da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em Abril), com um triunfo para cada lado, o da Académica no campeonato (3-1) e o do Vitória na Taça de Portugal (1-0), em Guimarães.

O jogo entre Vitória de Guimarães, quarto classificado com 32 pontos, e Académica, 13.ª com 20, tem lugar pelas 20h15 de sexta-feira no Estádio D. Afonso Henriques, com arbitragem de Hugo Capela, do Porto.