O provedor dos adeptos, cargo instituído pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), promete sugerir medidas assim que ouça todas as partes envolvidas nos incidentes do último Sporting-Benfica.

A cumprir a segunda temporada no cargo, Jorge Silvério, quer agora «falar com todos os intervenientes» para depois «sugerir e aconselhar medidas que evitem acontecimentos semelhantes».

Durante o “clássico” da 20.ª jornada, que o Benfica venceu por 2-0, a polícia de intervenção envolveu-se em confrontos com adeptos do Sporting, “manchando” o confronto de Alvalade.

«Depois de ver o que se passou, e se o caso o justificar, poderei sugerir melhorias e diferentes procedimentos que possam prevenir situações semelhantes», explicou à agência Lusa Jorge Silvério.

O provedor do adepto frisou que o cargo que exerce tem também a missão de «formalizar um conjunto de estratégias em resultado de contactos com grupos organizados de adeptos e polícia», para prevenir incidentes como os ocorridos em Alvalade.

Neste sentido, Jorge Silvério lembra que um grupo de peritos continua a trabalhar no projecto que visa materializar os regulamentos que entrarão em vigor em 2012/2013, «época a partir da qual os clubes terão de contar com oficiais de ligação aos adeptos para puderem inscrever-se nas competições europeias».

«Nunca se pode garantir a cem por cento que nunca possa ocorrer algum incidente, mas continua a ser fundamental o papel preventivo, que ouça todas as partes», reforçou Jorge Silvério.