A Académica recebe esta sexta-feira a União de Leiria no jogo de abertura da 22.ª jornada da Liga de futebol, ainda sob o efeito da “chicotada psicológica” decorrente da contratação do treinador Ulisses Morais, que valeu uma vitória preciosa em Guimarães.

Os estudantes vinham de oito jornadas consecutivas sem conhecer a vitória – a última aconteceu na 12.ª jornada, no final de Novembro de 2010 – o que custou o lugar a dois treinadores, Jorge Costa e José Guilherme, este último substituído por Ulisses Morais, que se estreou em Guimarães com um triunfo sobre o Vitória, por 2-0, na jornada anterior.

Estes três pontos permitiram à Académica “respirar” melhor, depois de ter caído numa zona perigosa da classificação.

Os estudantes apresentam-se revigorados para o jogo desta noite (20h15) na recepção à União de Leiria, que vem de duas derrotas consecutivas, em Vila do Conde com o Rio Ave (1-0) e em casa frente ao Vitória de Guimarães (0-1).

Estas duas derrotas podem ter comprometido o acesso a um lugar europeu, embora este ainda esteja ao alcance dos leirienses, que somam 28 pontos, estando a quatro da zona de acesso à Liga Europa: Paços de Ferreira e o Vitória de Guimarães seguem na quarta e quinta posições, respectivamente, com 32.

A 22.ª jornada prossegue no sábado com a recepção do líder FC Porto ao Vitória de Guimarães, estando reservados para domingo os jogos Marítimo-Rio Ave, Vitória de Setúbal-Olhanense, Sporting-Beira-Mar e o "escaldante" Sporting de Braga-Benfica.

A ronda fica completa segunda-feira com as partidas Paços de Ferreira-Naval 1º de Maio e Portimonense-Nacional