O Sporting de Braga criticou esta sexta-feira a nomeação de Carlos Xistra para arbitrar o jogo de domingo com o Benfica, da 22.ª jornada da Liga de futebol, considerando que o juiz não reúne condições para tal.

«O Sporting de Braga não pode deixar de manifestar a sua admiração pela nomeação de Carlos Xistra. Em causa não está, naturalmente, a qualidade do árbitro, mas sim os critérios que levaram à sua nomeação, após um desempenho claramente negativo num jogo recente (Nacional – Sporting)», disse à Agência Lusa fonte oficial do clube.

Os responsáveis “arsenalistas” não entendem a escolha do presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira, e consideram mesmo que o árbitro de Castelo Branco não reúne as melhores condições para apitar o desafio.

«Esperemos sinceramente que o árbitro faça parte da melhor equipa em campo no próximo domingo, mas não podemos deixar de lamentar que Vítor Pereira não seja fiel aos seus princípios e escolha para um jogo de tão elevada importância um juiz que, à partida, não reunia condições para tal», disse.

Segundo a mesma fonte, «é ainda estranho e pouco comum os elevados pedidos de dispensa de outros árbitros para este encontro, sendo também esta uma matéria que merecia uma explicação pública clara e cabal por parte do presidente da CA».

Carlos Xistra foi o árbitro da eliminatória da Taça de Portugal entre os dois clubes, disputada no Estádio da Luz, e no final os bracarenses queixaram-se da arbitragem.

O Sporting de Braga recebe o Benfica domingo, pelas 20h15, em encontro da 22.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.