O futebolista internacional português Fábio Coentrão, do Benfica, foi esta sexta-feira eleito pela primeira vez esta época o melhor futebolista da Liga, num prémio referente ao mês de Fevereiro.

Coentrão recolheu quase 30 por cento dos votos de treinadores do campeonato e adeptos registados no sítio oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), à frente do avançado Hulk, do FC Porto, com 16,3 por cento.

Nos quatro troféus anteriormente atribuídos, prémio acumulado nos meses de Agosto e Setembro, e Dezembro e Janeiro, e prémio em Outubro e Novembro, Hulk tinha sido sempre a principal escolha para jogador do mês.

Em duas ocasiões, no arranque de época (Agosto e Setembro) e em Outubro, Fábio Coentrão já tinha ficado atrás do avançado brasileiro, como segundo melhor.

Em Fevereiro, o mês da distinção do internacional português, Fábio Coentrão esteve em particular evidência, primeiro na Taça de Portugal, ao marcar no Estádio do Dragão (na vitória do Benfica por 2-0) e depois no jogo da Liga com o Marítimo (2-1).

Coentrão foi decisivo na reviravolta em plena Luz, frente ao Marítimo, ao assistir Salvio para a igualdade (1-1) e depois a ser ele próprio a marcar de pé direito no final dos descontos (90+4 minutos).

No prémio da LPFP são “considerados elegíveis os jogadores que tiverem cumprido 50 por cento dos minutos disponíveis de jogos oficiais para esse mês, ou período correspondente às jornadas em questão”, segundo refere a Liga.

O lateral esquerdo, que reuniu 29,7 por cento das preferências e ficou à frente de Hulk (16,3) e do seu colega de equipa Salvio, com 7,8 por cento, irá receber o prémio a 13 de Março, data em que o Benfica recebe o Portimonense.