O FC Porto tem segunda-feira com a União de Leiria novo exame na luta pelo título de campeão, numa fase da Liga de futebol em que quatro triunfos nas próximas jornadas lhe darão a coroação.

O desaire do Benfica na última ronda, em casa do Sporting de Braga, aumentou para 11 pontos a desvantagem em relação ao FC Porto, razão pela qual a equipa de André Villas-Boas está cada vez mais perto do 25.º título.

Na 22.ª jornada, os invictos “dragões” entram em cena apenas segunda-feira (às 20:15, no Magalhães Pessoa), num jogo de algum risco, embora a União de Leiria (oitava) não vença há três jornadas e nos últimos oito jogos apenas tenha vencido um.

Se o Benfica, segundo classificado, vencer os próximos jogos, incluindo a recepção aos líderes, o FC Porto só poderá ser campeão à 27.ª jornada, mas até poderá conquistar matematicamente o ceptro em plena Luz, à 25.ª.

Também aqui os “dragões” querem fazer história – terminar um campeonato sem derrotas -, tendo em conta que o Benfica é o único clube português que venceu uma Liga (e até perdeu outra) sem sofrer qualquer derrota (28 vitórias e dois empates em 1972/73).

Os “encarnados” recebem domingo o Portimonense, ainda no rescaldo do último jogo da Liga, em que saíram derrotados de Braga (2-1) com uma arbitragem muito polémica de Carlos Xistra, de Castelo Branco.

O jogo deixou mazelas na equipa, que viu o espanhol Javi Garcia ser expulso, e os defesas Luisão e Maxi Pereira verem amarelos que os deixam de fora do encontro com os algarvios, agendado para as 20:15.

Na jornada, o FC Porto pode também igualar a melhor série de triunfos consecutivos no campeonato (11), que pertence ao Benfica, com uma sequência que terminou na partida com os “arsenalistas”.

Na luta pelo terceiro lugar, o Sporting (36 pontos), que voltou às vitórias, está longe de ter uma “zona de conforto”, acossado por Paços de Ferreira (33), Vitória de Guimarães (32) e Sporting de Braga (31).

Os “leões” venceram na última jornada o Beira-Mar e puseram fim a oito jogos sem triunfos em todas as competições. Sábado, a equipa visita o Rio Ave (18:15), num jogo em que é obrigada a vencer perante a ameaça do Paços de Ferreira, que sexta-feira visita o Beira-Mar.

O Guimarães recebe domingo o Vitória de Setúbal (série de sete jogos sem vencer), agora sob o comando de Bruno Ribeiro, e que continua perigosamente perto da zona de descida, apenas acima da Naval 1.º de Maio e do Portimonense.

A Naval (15.ª) recebe domingo o Marítimo (13.º) e o Nacional (sétimo) a Académica (12.ª).

A jornada encerra apenas a 27 de Março, face ao adiamento do jogo entre Olhanense (nono) e Sporting de Braga (sexta).

Programa da 22.ª jornada:
- Sexta-feira, 11 mar:
Beira-Mar – Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV).
- Sábado, 12 mar:
Rio Ave – Sporting, 18:15 (TVI).
Vitória Guimarães – Vitória Setúbal, 20:15 (SportTV).
- Domingo, 13 mar:
Naval – Marítimo, 16:00.
Nacional – Académica, 16:00.
Benfica – Portimonense, 20:15 (SportTV).
- Segunda-feira, 14 mar:
União Leiria – FC Porto, 20:15 (SportTV).
- Domingo, 27 mar:
Olhanense – Sporting de Braga, 16:00.