Um golo de Laionel, já em período de compensação, permitiu hoje à Académica empatar 1-1 com o Nacional no Estádio da Madeira, no Funchal, em jogo da 23.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Com a cedência deste empate caseiro, a equipa madeirense voltou a marcar passo na corrida pela Europa, apesar de ter igualado provisoriamente o Sporting de Braga, no sexto lugar, com 31 pontos.

Apesar da igualdade, os “estudantes” mantiveram a invencibilidade na “era” Ulisses Morais, mas desceram à 13.ª posição, por troca com o Marítimo, encontrando-se ambos com 25 pontos.

Quando ao jogo, as duas equipas proporcionaram um mau espectáculo de futebol, sobretudo na primeira parte, fase em que os avançados mostraram uma grande falta de inspiração.

Mesmo assim, foi a Académica que nesse período atacou mais, mostrando maior esclarecimento que os insulares, apáticos e incapazes de construírem lances dignos desse nome.

Na etapa inicial, só houve dois lances de perigo relativo para as duas balizas: aos 34 minutos, Orlando Sá surgiu em boa posição na área, mas perdeu o tempo de remate e desperdiçou a oportunidade; depois, Hugo Morais cruzou na direita para um remate de primeira de Diogo Valente, com a bola a passar muito perto da baliza de Rafael Bracali.

Na segunda parte a toada manteve-se, mas aos 58 minutos, os adeptos do Nacional chegaram a gritar golo. O médio Luís Alberto estava, no entanto, em posição irregular, prontamente assinalada pelo árbitro.

No melhor período da equipa madeirense, aos 61 minutos, Orlando Sá viu coroado o seu esforço num cabeceamento que conseguiu bater Peiser, não obstante a bola ter batido no poste, antes de voltar ao avançado que fez o golo.

Animados pelo golo que trazia injustiça ao jogo naquela altura, o Nacional tentou acercar-se mais vezes da baliza adversária.

Insatisfeito no banco da Académica, Ulisses Morais arriscou tudo, com as entradas de Pape Sow, Laionel e Carreño.

Aos 84 minutos Diogo Valente deu sinal de grande perigo, rematando ao lado da baliza de Rafael Bracali, mas, logo após surgir a placa dos quatro minutos de compensação, Diogo Valente cruzou para a área e Laionel surgiu em boa posição a cabecear para o 1-1, sem dar tempo de reacção ao adversário.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.