Em declarações à Agência Lusa, Eduardo Barroso foi peremptório: «É óbvio que, se não houver fundo, o meu candidato acabou. Mas se este existir, como é minha convicção profunda, e se os investidores forem credíveis, vão pedir-lhe desculpa? O que vai acontecer a esses candidatos que o acusaram?».

O conhecido cirurgião pergunta se a «histeria» que se instalou em torno do fundo de Bruno de Carvalho é pelo facto de o dinheiro vir da Rússia: «Quero lá saber que seja russo. Antes russo do que angolano ou chinês. Quando o Abramovich comprou o Chelsea, os ingleses ficaram em pânico, que ia vender o clube, que não ia pagar, e o resultado está à vista».

Barroso confessa que «também quer ver e aguarda com ansiedade pela apresentação do fundo», que foi uma das razões que «o fez acreditar» em Bruno de Carvalho, mas lembra que «este partiu domingo para Moscovo» e que pelo que conhece «do seu trajecto profissional, maneira de estar na vida e da sua família», o leva a pensar «que se trata de uma pessoa séria».

«Neste país é difícil fazer qualquer coisa contra o ‘establishment’. É uma coisa trágica. Como é possível alguém chamar Vale e Azevedo de terceira categoria ou em lavagem de dinheiro sem ter que o provar. Num país civilizado seria uma coisa gravíssima», observou, referindo-se “a Godinho Lopes” e ao seu “amigo Pedro Baltazar”.

Quanto ao fundo, lembrou que o Benfica tem um, e que está confiante que Bruno de Carvalho irá apresentar os investidores: «Disseram que ele não tinha equipa e ele apresentou-a. Disseram que não tinha programa e foi o único a apresentá-lo, com 93 medidas. O seu homem para o futebol está a trabalhar. Ele disse que iria apresentar a seguir o fundo, o treinador e alguns jogadores antes das eleições. Vamos aguardar».

De resto, Eduardo Barroso não tem dúvidas de que, se por alguma razão falhassem os apoios financeiros a Bruno de Carvalho, este «seria o primeiro a dizer que não tinha condições para continuar».

«Se os investidores existirem, a conclusão a tirar é que há dois candidatos que não merecem sê-lo. Não se pode insultar um sócio do Sporting só porque teve a ousadia de achar que tem condições para ser presidente do clube e fazer a ruptura com o passado», disse Eduardo Barroso, convicto de que, «cumprindo Bruno de Carvalho tudo o que prometeu, irá ter uma vitória esmagadora» nas eleições do dia 26, porque os sportinguistas «estão fartos de mais do mesmo».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.