O FC Porto e a Olivedesportos, empresa de Joaquim Oliveira detentora dos direitos televisivos em Portugal, chegaram a um acordo na renegociação dos direitos de transmissão dos jogos dos dragões, com base num ajuste posterior de valores a pelo menos oitenta por cento do que o SL Benfica consiga a partir de 2013, independentemente do operador dos encarnados.

De acordo com o Correio da Manhã, o FC Porto e a Olivedesportos chegaram a um entendimento no valor global de 70 milhões de euros (17,5 por época) para os direitos de transmissão dos jogos da equipa portista para as épocas de 2013 a 2017, com base em pelo menos 70 por cento dos futuros valores a auferir pelos encarnados.

O diário A Bola avança esta quarta-feira que o acordo entre FC Porto e Olivedesportos é mais abrangente, não só na passagem de 70 para 80 por cento, mas também no caso dos encarnados negociarem com outro parceiro.

O SL Benfica termina o seu contrato com a Olivedesportos em 2013, e tudo indica que os encarnados não prolonguem o seu vínculo à empresa de Joaquim Oliveira, por considerarem que os 8,8 milhões de euros, que recebem actualmente por época, estão muito aquém do que a marca Benfica vale no mercado.

O Administrador do SL Benfica, Domingos Soares Oliveira, explicou numa entrevista recente que o clube da Luz «deveria receber 50 milhões por época», o que corresponderia a «40 por cento da média de receitas dos clubes de top 20 europeus».