O vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, condenou o «ataque inqualificável» à equipa de futebol na madrugada de segunda-feira, apelando aos sócios e simpatizantes adeptos do clube para não responderem aos ataques e provocações.

«O futebol é paixão e rivalidade, não é violência, nem criminalidade. Não pode valer tudo e aqueles que acham que sim estão a matar o futebol», disse Rui Gomes da Silva, em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira, no Estádio da Luz.

O dirigente do Benfica, que foi alvo de uma tentativa de agressão, no Porto, quando saia de um restaurante onde se encontrava a jantar, classificou os autores do ataque como «um grupo de vândalos, que tem beneficiado da clandestinidade das suas acções», sem querer condenar «uma zona ou cidade do país».

O Benfica venceu, esta segunda-feira, o Paços de Ferreira por 5-1, no Estádio da Mata Real, com golos de Cardozo (4’), Aimar (12’), Gaitán (25’) e Nuno Gomes (82' e 91'). O golo do Paços de Ferreira foi uma oferta de Carole (28’).

Depois de mais este ataque, e quando o Estádio da Luz se prepara para receber o FC Porto, para o jogo da 25 Jornada, os dirigentes encarnados tentam acalmar os ânimos pedindo aos adeptos para evitar os confrontos violentos baseados na rivalidade clubística.