O Sporting de Braga aproximou-se hoje do Sporting, terceiro classificado, ao vencer fora o Olhanense, por 2-0, no jogo em atraso que fechou as contas da 23.ª ronda da Liga de futebol.

A equipa de Braga marcou logo aos 13 minutos, por Alan, e controlou a vantagem sem grandes dificuldades, selando o resultado aos 90+2, com o brasileiro a fazer o “bis” de grande penalidade e o médio Cadu na baliza do Olhanense, depois da expulsão de Ricardo Batista.

A turma de Domingos Paciência manteve-se no quarto lugar, agora com 37 pontos, menos um do que o Sporting, enquanto os algarvios, que não ganham há seis jogos e não marcam golos há quatro, seguem no 11.º, com 28.

As duas equipas entraram com um ritmo forte e proporcionaram um primeiro quarto de hora bastante emotivo, com várias ocasiões de golo junto das duas balizas.

Lima foi o primeiro a criar perigo, aos 04 minutos, com Ricardo Batista a defender para canto. Paulo Sérgio respondeu três minutos depois com um remate forte, de fora da área, obrigando Artur Moraes a excelente defesa.

Aos 11 minutos, num cabeceamento de Ukra ao lado, após bom trabalho de Paulo César, o Sporting de Braga voltou a estar perto golo, que chegaria dois minutos depois.

Ukra, de regresso a Olhão, onde jogou nas duas épocas anteriores, centrou da esquerda e Alan apareceu sozinho ao segundo poste, aproveitando uma falha de marcação para rematar de primeira com sucesso.

O golo retirou “gás” às duas equipas, especialmente aos locais, que se mostraram muito apagados até ao intervalo, sem capacidade para criar perigo perante um Sporting de Braga tranquilo.

Daúto Faquirá mexeu na equipa ao intervalo, recuando Ismaily para defesa esquerdo e colocando o médio Cadu, mas a reacção dos algarvios tardou.

O jogo continuou morno, sem grandes lances de perigo, à excepção de um cabeceamento ao lado de Kaká (53 minutos) e de um remate de Dady à figura do guardião Artur Moraes (64).

O técnico do Olhanense apostou em Djalmir e logo depois foi obrigado a “gastar” a última substituição, por lesão do central André Micael, mas os “rubronegros” mantiveram a toada passiva e pouco pressionante até ao apito final.

Aos 88 minutos, Lima surgiu isolado diante de Ricardo Batista, colocou a bola para um lado e, ao ultrapassá-lo pelo outro, caiu, com o árbitro a assinalar grande penalidade e a expulsar o guarda-redes, numa decisão muito contestada pelos locais.

Com as substituições esgotadas no Olhanense, o médio Cadu assumiu o lugar de guarda-redes, mas não evitou o “bis” de Alan na conversão da grande penalidade, aos 90+2 minutos.