Uma noticia esta manhã avançada pela Antena 1 dava conta que a sócia Catarina Bita, nº 7504, teria votado de forma irregular. A mesma explicou que foi apenas acompanhar o marido e que depois de mostrar o cartão lhe foi indicada a mesa de voto 11. Teve direito a 10 votos. Catarina Bita, segundo o clube a informou, por email, não podia votar por não cumprir o critério de ter sido sócia efectiva nos últimos 12 meses. Lino de Castro diz que isto não é possível.

«Não podia votar nesta situação, o sistema bloqueia quem não tem direito. Há um conjunto de pressupostos que a impediriam. A senhora pode dizer o que quiser, mas é grave saber que não pode votar e fazê-lo», disse Lino de Castro ao SAPO Desporto, lembrando que há data das eleições «ninguém refilou».

Lino de Castro garante que «500 sócios regularizaram a sua situação naquele dia para poderem votar» e quem não estava com a situação em dia «o controlo vedou milhares de pessoas». E ainda houve «20 mil sócios» que não regularizaram de todo, o que poderia ter ditado um maior número de votantes.

Para o ex-administrador da SAD leonina e ex- presidente da Mesa da Assembleia-Geral durante as eleições -  substituiu Dias Ferreira – se a sócia sabia que não o podia fazer, isso pode constituir «crime público».

«Uma pessoa que joga no falso, que diz que fez batota, mente as vezes que forem precisas. Se me diz que foram 10 votos, esses 10 votos serão retirados no seu sentido de voto…Se ela pede a demissão do Eng. Godinho Lopes é porque o sentido de voto foi outro, logo os seus 10 votos teriam de ser retirados ao candidato em que votou. Esta situação é capaz de constituir crime público, porque é uma instituição de interesse público. Nunca vi isto na minha vida: fazer batota e pedir a demissão do presidente», sublinhou Lino de Castro.

O mesmo adianta ainda que, segundo «os estatutos a sócia pode ser excluída». «Os estatutos prevêem até exclusão por insulto ao presidente».

Recorde-se que Bruno de Carvalho tem em curso uma acção para impugnar o resultado eleitoral que ditou Godinho Lopes como o vencedor.

Especial Eleições Sporting

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.