Os dois clubes com mais títulos no futebol português, Benfica e FC Porto, têm quase 80 anos de história em "comum", desde o primeiro jogo que disputaram em 1931, num duelo que já teve 218 episódios.

No domingo, no Estádio da Luz, as duas equipas defrontam-se oficialmente pela 219.ª vez, num registo que apresenta ténue vantagem dos "dragões", com mais uma vitória do que o rival: 83 triunfos, contra 82, e 53 empates.

Os triunfos na Supertaça (2-0), no início da temporada, e na primeira volta da Liga (5-0), aumentaram a liderança dos azuis e brancos, mas os “encarnados” reduziram para a margem mínima com a vitória no Dragão (2-0), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Em tão longo percurso, a maior "fatia" de jogos aconteceu no Campeonato Nacional (153), seguindo-se a Taça de Portugal (32), a Supertaça (25), o extinto Campeonato de Portugal (sete) e a recém criada Taça da Liga (apenas um).

Distribuindo os êxitos dos dois emblemas pelas competições nacionais, o FC Porto domina na Liga, com mais seis vitórias (59 contra 53), no Campeonato de Portugal (4-3 em triunfos) e na Supertaça (13 contra cinco).

Já o Benfica tem supremacia na Taça de Portugal (20 vitórias e sete derrotas, num total de oito em nove finais ganhas) e na final da edição da Taça da Liga de 2009/10, a segunda no palmarés dos "encarnados" e primeira frente ao FC Porto.

Até meados da década de 80 do século passado, coube ao Benfica engrossar o palmarés e assumir um papel dominante no futebol nacional (em 1983/84 tinha mais 17 triunfos do que o FC Porto), até a chegada de Pinto da Costa ao comando do clube portuense.

Foi o início de um FC Porto forte e ganhador, com um domínio evidente nas duas décadas seguintes, o que também lhe permitiu não só acumular troféus nacionais e internacionais, mas chegar aos tempos de hoje à frente do Benfica no confronto directo entre os dois clubes.

Resumo de jogos (218):

- Liga Portuguesa (153 jogos):
FC Porto: 59 vitórias.
SL Benfica: 53 vitórias.
Empates: 41.

- Taça Portugal (32 jogos):
SL Benfica: 20 vitórias.
FC Porto: 7 vitórias.
Empates: 5.

- Supertaça (25 jogos):
FC Porto: 13 vitórias.
SL Benfica: 5 vitórias.
Empates: 7.

- Campeonato Portugal (7 jogos):
FC Porto: 4 vitórias.
SL Benfica: 3 vitórias.

- Taça da Liga (1 jogo).
SL Benfica: 1 vitória.

- GLOBAL:
SL Benfica: 82 vitórias.
FC Porto: 83 vitórias.
Empates: 53.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.