O FC Porto dispõe no próximo domingo da primeira possibilidade de se sagrar campeão de futebol pela 25.ª vez, mas para isso tem de vencer o SL Benfica, em pleno Estádio da Luz, no “clássico” que alimenta a 25.ª jornada.

Com 13 pontos de diferença entre ambos, “dragões” e “águias” competem essencialmente pelo prestígio e rivalidade, já que desportivamente não há pressão para qualquer dos lados, pois só algo de impensável roubará o título aos “azuis e brancos”.

Ainda assim, a equipa de André Villas-Boas deseja vencer o campeonato sem derrotas, feito que só o Benfica conseguiu, em 1972/73, e alcançar o que o Benfica falhou na época passada, festejar o título em casa do rival (perdeu 3-1).

Se não celebrar o ceptro, o empate é suficiente para poder arrebatá-lo uma semana depois, na visita ao reduto Portimonense, onde lhe bastaria vencer.

A derrota não permite ao FC Porto depender exclusivamente de si em termos de ser campeão na ronda seguinte: ainda assim, seria possível ganhando, mas só se o Benfica perdesse pontos na visita à Naval 1.º de Maio.

Certo é que os portistas ficariam com 10 pontos de vantagem, com ainda 15 em disputa, e provável vantagem no confronto directo, face à goleada por 5-0 imposta no Dragão.

Na presente temporada, ainda há registo de mais dois confrontos entre “encarnados” e “dragões”: em Aveiro, o FC Porto venceu por 2-0, para a Supertaça, e em nova visita à Invicta, os “encarnados” venceram por igual resultado, para a primeira “mão” das meias finais da Taça de Portugal.

Igualmente factual é que, em relação ao clássico de domingo, aos benfiquistas basta um ponto para garantir matematicamente o segundo lugar e a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Esse desígnio coloca imediatamente o Vitória de Guimarães nas pré-eliminatórias da Liga Europa, algo que os minhotos podem construir horas antes pelas próprias mãos.

A equipa de Manuel Machado recebe o Sporting, que tem o terceiro lugar em risco: o Vitória está ainda a quatro pontos de distância – tantos quantos o Paços de Ferreira -, mas o Sporting de Braga está a apenas um dos “leões”, podendo mesmo já estar na frente caso vença na véspera na visita ao Beira-Mar.

Na ressaca da eleição de Godinho Lopes como sucessor de José Eduardo Bettencourt, o Sporting defronta um conjunto minhoto super motivado, por ter garantido há dias a presença na final da Taça de Portugal, às custas da Académica.

O Sporting de Braga, com uma segunda volta em claro ascendente, ambiciona o triunfo em Aveiro, até para enfrentar com outra confiança o sempre quente “derby” minhoto, com o Vitória de Guimarães, na ronda seguinte.

No que respeita aos outros encontros, destaque, na luta pela manutenção, para a receção da Académica ao Portimonense e as deslocações de Vitória de Setúbal, a Vila do Conde, e Naval 1.º de Maio, a Olhão.

Programa da 25.ª jornada:
- Sexta-feira (01 Abr.):
União de Leiria – Marítimo, 20:15 (SportTV).
- Sábado (02 Abr.):
Académica – Portimonense, 18:00 (SportTV).
Beira-Mar - Sporting de Braga, 20:15 (SportTV).
- Domingo (03 Abr.):
Rio Ave - Vitória de Setúbal, 16:00.
Olhanense - Naval 1.º Maio, 16:00.
Vitória de Guimarães – Sporting, 18:15 (TVI).
Benfica - FC Porto, 20:30 (SportTV).
- Segunda-feira (04 Abr.):
Nacional - Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV).