Jesualdo Ferreira, o último treinador campeão nacional de futebol pelo FC Porto, considera que os "dragões" conquistarão o título «com muito mérito», independentemente de o fazerem já na Luz ou nas jornadas que se seguem.

«Não tenho dúvidas que o FC Porto voltará a ser campeão nacional esta época, após o interregno de apenas um ano», disse à agência Lusa o técnico que conquistou o 24.º título para os ‘dragões’ em 2008/09, ao mesmo tempo que atribui à «irregularidade na competição» o eventual lugar secundário do Benfica.

Sem previsões definitivas para o "clássico" de domingo, da 25.ª jornada do campeonato, o actual treinador do Panathinaikos, vice-campeão da Grécia, realça: «Para o FC Porto é um jogo para o título, para o Benfica é um jogo para o orgulho».

«O factor casa é claramente positivo para o Benfica, mas o FC Porto está muito habituado a ambientes adversos, que até lhe conferem mais vontade e capacidade de superação, pois motivam-se com esses climas», referiu o técnico.

Voltando à análise da época, Jesualdo Ferreira realçou a conquista da Supertaça pelo FC Porto e a importância dessa vitória no primeiro confronto entre portistas e benfiquistas: «Transmitiu confiança e ajudou a que o Benfica entrasse mal na temporada, nomeadamente nos primeiros jogos do campeonato».

«A má entrada do Benfica na Liga foi decisiva, pois perdeu três dos primeiros quatro jogos, enquanto o FC Porto ganhou tudo o que tinha que ganhar nesse arranque», frisou o técnico.

Falando com experiência na matéria, o treinador argumentou: «Sei bem o que significa para aquela equipa estar na frente: ganharam confiança, mesmo face às vitórias consecutivas do Benfica, e não fraquejaram».

O anterior treinador campeão pelos portistas sublinhou, porém, um aspecto que poderá influenciar bastante a actuação do FC Porto domingo no Estádio da Luz: «A excepção, comparando com anteriores conquistas, é o objectivo de chegar ao fim do campeonato sem ter perdido um único jogo».

O FC Porto, primeiro classificado, visita o Benfica, domingo (20:30), em partida da 25.ª jornada do campeonato de futebol e, em caso de vitória, sagra-se campeão nacional de futebol pela 25ª vez, somando 16 pontos de vantagem face aos 15 possíveis das últimas cinco jornadas.

Em caso de empate na Luz, ao FC Porto bastará vencer em Portimão, onde jogará a 10 de Abril, pois os 13 pontos da actual vantagem seriam suficientes quando faltariam disputar apenas 12.

Em caso de derrota na Luz, o FC Porto só pode sagrar-se campeão se ganhar em Portimão (26.ª ronda) e o Benfica perder pontos na Figueira da Foz e não tiver ganho aos dragões por mais de 5-0 no domingo.

Se o Benfica vencer o FC Porto, a Naval e o Beira-Mar, os "dragões" ficam a precisar de mais duas vitórias: além da possível no Algarve, terão que vencer na recepção ao Sporting, à 27.ª jornada.