O médio internacional colombiano Fredy Guarín, do FC Porto, foi hoje eleito o melhor futebolista de Março pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), numa fase do campeonato em que foi particularmente importante.

O jogador colombiano conseguiu o troféu atribuído mensalmente pela LPFP pela primeira vez, com 20 por cento das preferências dos inquiridos, numa votação em que o argentino Nico Gaitán, do Benfica, ficou em segundo, com 12 por cento.

No prémio da LPFP são «considerados elegíveis os jogadores que tiverem cumprido 50 por cento dos minutos disponíveis de jogos oficiais para esse mês, ou período correspondente às jornadas em questão».

No mês que terminou, Guarín abriu caminho às vitórias do FC Porto em Leiria (2-0) e na recepção à Académica (3-1), na última jornada, com o primeiro golo dos “dragões” em cada um dos jogos, da 23.ª e 24.ª jornadas, respectivamente.

O avançado brasileiro Hulk, que já venceu o troféu por quatro vezes – prémio acumulado nos meses de Agosto e Setembro e Dezembro e Janeiro, e prémio em Outubro e Novembro -, reuniu nove por cento dos votos.

A distinção premiou até hoje dois jogadores do FC Porto, Hulk e agora Guarín, e um do Benfica, o lateral esquerdo Fábio Coentrão, distinguido em Fevereiro.