Em comunicado publicado no seu sítio, o FC Porto negou os rumores que vieram a público: «É mentira e quem o diz, caso não se retrate, só tem um nome: mentiroso. O objectivo, está bom de ver, é mitigar os efeitos da transformação do Estádio da Luz no Estádio das Trevas no último domingo».

O FC Porto diz que se trata de «uma mentira cirurgicamente posta a circular nos últimos dias», com o «objectivo de limpar a imagem de quem não tem vergonha e, ao mesmo tempo, manchar a imagem do FC Porto».

No domingo, no Estádio da Luz, após o jogo da 25.ª jornada da Liga, em que o FC Porto venceu o Benfica, por 2-1, e garantiu o título de campeão, as luzes foram apagadas e o sistema de rega ligado enquanto os jogadores portistas, ainda no relvado, festejavam a vitória no campeonato.

Referindo que a informação foi veiculada nos programas televisivos Dia Seguinte, na SIC Notícias, segunda-feira, e Trio de Ataque, na RTPN, terça-feira, o clube ‘azul e branco’ afirma que «a atestar a verdade podem ser questionados os senhores Álvaro Albino, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol e benfiquista, e Rui Pereira, chefe de segurança do Benfica».

«Ambos, na companhia de Luís Silva, Director de Campo do FC Porto, deslocaram-se mais de uma hora depois do final do jogo e já depois da saída do estádio dos adeptos do Benfica, ao sector visitante para contabilizarem os estragos causados pelas claques ilegais do Benfica. Estes senhores podem atestar que nessa altura as luzes continuavam ligadas. Mas com certeza que também os próprios jogadores do Benfica – ou a polícia –, podem atestar que a iluminação se manteve a funcionar», acrescenta o comunicado.

Na mesma nota, o FC Porto assume que recusou entrar em campo com crianças equipadas com as cores do Benfica no ‘clássico’ de domingo, argumentando que «sempre que se fazem este género de iniciativas, equipam-se as crianças com os equipamentos dos dois clubes e cada um entra em campo com as crianças com as cores adversárias».