O treinador de futebol do Sporting, José Couceiro, vai tentar alcançar domingo o primeiro triunfo face ao FC Porto, enquanto o homólogo portista, André Villas-Boas, nunca perdeu frente aos “leões”.

O clássico da 27.º jornada da Liga portuguesa de futebol vai marcar o primeiro confronto entre os dois treinadores, mas o técnico do FC Porto já sabe o que é vencer o Sporting, ao contrário do sportinguista, que apenas conhece o sabor da derrota nas partidas que disputou com os “dragões”.

Nos quatro jogos em que encontrou o clube portista, José Couceiro perdeu sempre, tendo a “malapata” começado na época 2003/2004, quando orientava o então recém-promovido Alverca.

Os ribatejanos receberam o FC Porto, de José Mourinho, à 15.ª jornada e acabaram derrotados por 2-1, somando novo desaire no encontro da segunda volta, também pela margem mínima (1-0).

Na temporada seguinte, já ao serviço do Vitória de Setúbal, Couceiro sofreu a terceira derrota nos confrontos com o FC Porto, quando os portistas, orientados pelo espanhol Victor Fernandez, foram ao Bonfim vencer por 1-0.

Cerca de dois meses depois, o actual treinador “verde e branco” deixou os sadinos - depois de um empate 1-1 frente ao Sporting - e rumou ao Dragão, para tomar conta da equipa campeã europeia.

A quarta e última derrota de José Couceiro em jogos com o FC Porto aconteceu em 2005/2006, ao comando do Belenenses, com a equipa do Restelo a perder, em casa, por 1-0.

Por outro lado, André Villas-Boas, que este ano conduziu a equipa portista ao título nacional, está invicto nas partidas com a formação de Alvalade, embora com apenas dois jogos, que resultaram numa vitória e num empate.

Na temporada passada, após substituir Rogério Gonçalves no comando da Académica, Villas-Boas visitou Alvalade à 18.ª jornada, impondo ao Sporting uma derrota por 2-1, com o golo dos “leões” a ser marcado pelo seu actual pupilo João Moutinho.

Já esta época, na primeira volta da Liga, Villas-Boas voltou a conquistar pontos ao conjunto “leonino”, graças ao empate (1-1) alcançado pelos “dragões” em Alvalade.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.