O treinador do Vitória de Guimarães considerou hoje que as lesões e a mudança forçada do esquema táctico estão na base do ciclo negativo que a equipa atravessa na Liga de futebol.

O Vitória já não vence há quase dois meses, desde 18 de Fevereiro, quando foi a Leiria vencer a União local (1-0), tendo somado apenas seis pontos nos últimos 27 possíveis (nove jogos) na Liga.

Neste momento, encontra-se na sexta posição, com 34 pontos, a apenas um do quinto classificado, o Nacional, mas também com só mais um ponto que o sétimo e o oitavo classificados (Paços de Ferreira e Rio Ave), e dois que o nono e décimo (Marítimo, adversário de sábado, e Beira-Mar).

Para Manuel Machado, há «razões objectivas» para este momento, destacando-se a perda dos médios João Alves e Edson Sitta e do avançado Maranhão, todos por lesão, e a mudança táctica operada por causa dessas baixas, além da saída do central Ricardo em Janeiro, o que «também não ajudou».

«Com o comboio em marcha, o novo sistema nunca se revelou tão eficaz como os outros, mas isso não serve para justificar tudo, estou aqui para resolver os problemas e todos os clubes têm lesões e problemas», acrescentou.

Manuel Machado entende que o terceiro e o quarto lugares estão praticamente entregues a Braga e Sporting e, apesar do Vitória já ter garantido uma presença europeia na próxima temporada por força da presença na final da Taça de Portugal, onde defrontará o Benfica ou o FC Porto, não admite a ideia de uma desmotivação dos jogadores, por já terem alcançado esse objectivo.

«Não admito isso, eles trabalham todos os dias e a sua atitude no trabalho é igual agora como há seis meses. O desempenho não tem sido tão conseguido, mas vontade e motivação estiveram bem presente nos últimos jogos, ainda que com resultados diferentes», disse.

Sobre o Marítimo, elogiou a sua recuperação na tabela classificativa depois de um mau início de campeonato e a qualidade do seu grupo e das suas individualidades, «nomeadamente do trio da frente de ataque, o Babá, o Kléber e o Djalma», elencou.

O jogo da 27.ª jornada terá lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 21h15 de sábado, e será arbitrado por Vasco Santos, do Porto.