O presidente do Vitória de Guimarães, sexto classificado da Liga de futebol, disse esta sexta-feira que a equipa tem a «obrigação» de terminar o campeonato nos primeiros cinco lugares da tabela classificativa.

«O objectivo no início da época era atingirmos os primeiros cinco lugares e é por eles que vamos continuar a trabalhar até ao final. Não retiro uma vírgula ao que disse porque entendo que temos a obrigação de nos mantermos nos cinco primeiros lugares», reforçou.

O Vitória de Guimarães caiu na última jornada para a sexta posição, com 34 pontos, a apenas um do quinto, o Nacional, mas também só com um ponto de vantagem sobre o sétimo e o oitavo classificados (Rio Ave e Paços de Ferreira) e dois sobre o nono e o 10.º (Marítimo e Beira-Mar).

Macedo da Silva, que falava à margem da apresentação do III Torneio Internacional sub-17 que o clube organiza e que decorre nos dias 22, 23 e 24 de Abril, considerou que esse é um objectivo «independentemente da equipa se ter qualificado para a final da Taça de Portugal e ter assegurado a participação na Liga Europa» na próxima temporada.

Quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão da recepção ao Marítimo, o treinador vitoriano, Manuel Machado, disse que «o quinto lugar vale tanto como o oitavo ou o 12º» na perspectiva dos quatro primeiros lugares estarem já «praticamente entregues» a FC Porto, Benfica, Sporting de Braga e Sporting, como considerou, e o Vitória já ter assegurada uma presença europeia.

A equipa minhota garantiu esse direito por força da presença na final da Taça de Portugal, na qual vai defrontar FC Porto ou Benfica, primeiro e segundo classificados, pelo que a luta pelo quinto lugar vale «meramente por uma questão formal e de prestígio», defendeu então.

O Vitória de Guimarães recebe sábado, às 21h15, o Marítimo, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo da 27.ª jornada, que será arbitrado por Vasco Santos, do Porto.