O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje querer ir vencer a Paços de Ferreira, na sexta-feira, em jogo da 28.ª jornada da Liga de futebol, e que a intenção é terminar nos cinco primeiros lugares.

Manuel Machado disse há cerca de duas semanas que ser quinto ou 12.º classificado era a mesma coisa, porque o Vitória de Guimarães já tinha assegurado a presença nas competições europeias via Taça de Portugal, mas hoje explicou que o disse «num contexto de uma regulamentação que foi modificada dois ou três dias depois».

«A alteração tem que ver com o facto de, em vez de cinco, serem seis os clubes participantes [nas competições europeias], pelo que ser quinto classificado não é o mesmo que ser finalista da Taça vencido ou vencedor, porque projecta a equipa para pré-eliminatórias [da Liga Europa] em tempos diferentes», disse.

Pelo que, frisou hoje, «há vantagem em ser quinto classificado», cabendo à equipa «fazer algo mais do que ser finalista da Taça de Portugal - ou vencê-la, ou alcançar a melhor classificação dentro dos cinco primeiros», de forma a começar o mais tarde possível a próxima temporada.

Por isso, um triunfo em Paços de Ferreira, na sexta-feira, assume outra importância, defendeu também.

«Vamos ter as dificuldades normais diante de uma equipa que tem feito uma campanha muito igual à do Vitória de Guimarães. Ainda recentemente assistimos a um bom jogo do Paços de Ferreira com o Benfica, na final da Taça da Liga, parece-me que está igual à sua melhor fase», considerou.

Manuel Machado notou ainda «a ambição do Paços de Ferreira de quebrar o recorde de pontos» no campeonato, mas contrapôs com «um conjunto de argumentos» do Vitória de Guimarães, desejando que a equipa seja «eficaz e competente» para trazer os três pontos ambicionados.

Sobre a possibilidade de João Alves estar apto para a final da Taça de Portugal, a 22 de Maio, disse que o médio «está praticamente recuperado em termos clínicos, mas desportivamente ainda não», mas que «se as coisas correrem normalmente e o João der uma boa resposta, pode alargar o leque de opções para esse jogo».

O jogo tem lugar no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, pelas 20h15 de sexta-feira, e será arbitrado por Bruno Esteves, de Setúbal.