O treinador da Académica, Ulisses Morais, manifestou esta sexta-feirao desejo de que o encontro de domingo frente ao Marítimo "arrume" de vez o problema da manutenção, a duas jornadas do fim da Liga portuguesa de futebol.

«O fundamental é ir ao Marítimo, discutir o jogo como temos feito até aqui, percebendo o grau de dificuldade e depois alcançarmos o principal objectivo: a estabilidade para podermos pensar no futuro. Queremos encarar o jogo com confiança e não desespero», disse o técnico, em antevisão à partida da 28.ª jornada, frente aos insulares.

O timoneiro da "Briosa" concretizou que «essa estabilidade» passa «por conseguir a manutenção, o mais rapidamente possível», passo que pode ser uma realidade, em caso de vitória frente ao Marítimo.

Desvalorizou que a partida tenha um carácter decisivo, pois, segundo ele, seria estar a dar-lhe «uma elevada importância e um estigma» que poderiam pesar na execução «saudável» do trabalho da equipa.

Quanto à equipa madeirense, o técnico considerou-a «tecnicamente boa, com jogadores rápidos, que fazem transições muito bem orientadas» e uma formação que pode desnivelar qualquer outra, desorientando-a.

Ulisses não quis valorizar as ausências, quer da sua, quer da equipa adversária, mas realçou o facto de já poder contar com mais opções para este jogo: Nuno Coelho, Addy, Hélder Cabral ou até Éder.

«Os jogadores já chegaram clinicamente recuperados, mas não quer dizer que estejam a 100 por cento. Em virtude das necessidades, podem vir a ser utilizados», opinou.

Certezas tem para a lateral esquerda com a revelação de três opções "seguras": David Addy, Hélder Cabral ou Paulo Grilo.

O avançado Enrique Carreño ainda vai ser reavaliado, pelo que só com a divulgação da lista de convocados, no sábado de manhã, é que serão tiradas as dúvidas. O espanhol voltou a não treinar, estando praticamente afastado da viagem à Madeira. Orlando, Adrien e Pedro Costa completam o boletim clínico.

A Académica, 12.ª classificada com 29 pontos, desloca-se ao Funchal, no domingo, para defrontar o Marítimo, nono com 32, em jogo a disputar pelas 16h00 no Estádio dos Barreiros, com arbitragem de Jorge Ferreira, de Braga.