Os madeirenses mantiveram o nono lugar, agora com 35 pontos, e continuam a “sonhar” com a qualificação para a Liga Europa, enquanto os “estudantes”, apesar do desaire, mantiveram a 12.ª posição e ficou a salvo da descida, aproveitando as derrotas da Naval 1.º de Maio e Portimonense.

O triunfo curto dos insulares, ficou a dever-se ao enorme desperdício do ataque, já que as oportunidades de golo surgiram em grande número.

A “Briosa”, que foi sempre um conjunto mais defensivo, procurou surpreender no contra-ataque, mas beneficiou, e muito, da falta de pontaria dos avançados adversários.

O golo de Baba, aos 03 minutos, num lance fabricado por Benachour, abriu as portas ao triunfo da equipa madeirense, sempre mais ofensiva.

Os insulares tiveram duas claras ocasiões para voltar a marcar, a primeira desperdiçada de forma flagrante, aos 05 minutos, por Danilo Dias, com o avançado brasileiro a rematar ao lado, quando surgiu em boa posição frente a Peiser, e três minutos depois, Edinho rematou frouxo, permitindo a intervenção do guarda-redes da “Briosa”.

Os “estudantes” responderam aos 11 minutos, num lance em que Marcelo saiu em falso da baliza, ficando a bola à mercê de Miguel Fidalgo que atirou por cima.

Na segunda parte, o domínio do Marítimo acentuou-se a partir dos 49 minutos, quando Académica ficou reduzida a dez jogadores, devido a expulsão de Addy.

O ganês cometeu falta sobre Danilo Dias junto ao limite da grande área e, na marcação do livre, Baba atirou contra a barreira.

Com menos uma unidade em campo, mas já com Hélder Cabral em campo, por troca com Diogo Valente, o Marítimo voltou a carregar, dispondo de duas claras oportunidades.

Na primeira, aos 54 minutos, Danilo Dias cruzou na direita, mas Baba chegou atrasado ao lance e, na segunda, aos 60, o brasileiro serviu Alonso e este rematou forte para defesa de Peiser.

Perdulários e confiantes em demasia, os madeirenses poderiam ter visto o adversário empatar, aos 69 minutos, quando Benachour perdeu a bola no meio campo, permitindo a fuga de Diogo Melo que rematou para a defesa de Marcelo.

Ainda assim, aos 79 minutos, Heldon rematou de meia distância, mas Peiser opôs-se com segurança.

Já em período de descontos, Benachour esbanjou nova oportunidade para marcar o segundo golo, aparecendo isolado frente a Peiser, sem conseguir bater o guarda-redes da Académica.