O Nacional da Madeira manteve-se hoje na luta pela qualificação para a Liga Europa ao vencer a “aflita” Naval 1.º de Maio por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Dois golos no decurso dos primeiros 30 minutos marcados por Diego Barcelos e Claudemir condicionaram a formação da Figueira da Foz, que ficou à beira da despromoção à Liga de Honra.

Os anfitriões, apesar de terem reduzido a desvantagem antes do intervalo, mostraram sempre falta de de discernimento para dar a volta ao resultado.

Com esta vitória, o Nacional chega ao quinto lugar, com possibilidades de “chegar” à Europa, enquanto os figueirenses mantém o 15.º lugar e com a permanência praticamente comprometida.

O treinador da Naval 1.º de Maio, Carlos Mozer, promoveu à titularidade avançado Fábio Júnior, relegando Bruno Moraes para o “banco”, relativamente ao último jogo, que perdeu por 1-0 com o Rio Ave.

Já Ivo Vieira apostou em Skolnik e Todorovic nos lugares do castigado Bruno Amaro e de Edgar Costa.

Desde o primeiro minuto, as duas equipas incutiram grande dinâmica ao jogo, mas foi a formação insular a primeira a criar perigo, aos 07 e 08 minutos, com Salin e Camora a “salvarem” a Naval 1.º de Maio.

Os anfitriões responderam três minutos depois, mas Marinho, depois de uma assistência de Bolívia, acabou por desperdiçar.

Diogo Barcelos inaugurou o marcador para o Nacional, aos 24 minutos, num golo em que a formação caseira reclamou um alegado fora de jogo de Barcelos, na altura do passe de Mateus.

Seis minutos depois, o Nacional dilatou a vantagem, por intermédio de Claudemir na marcação de uma grande penalidade, que castigava uma falta de Rogério Conceição sobre Diego Barcelos.

Em desvantagem, a Naval reagiu e conseguiu reduzir, aos 42 minutos, por Bolívia.

Aos 48, já com Bruno Moraes e João Pedro em campo, por troca com Fábio Júnior e Marinho, o antigo avançado do FC Porto desperdiçou oportunidade de empatar após assistência de Bolívia.

Até ao final, os figueirenses remeteram os insulares para a sua defensiva, mas, com ansiedade e sem discernimento, não conseguiram contrariar o resultado.