Se o Vitória de Setúbal conseguir arrancar um empate, no Bonfim, frente ao FC Porto, o Portimonense está remetido à II Liga, um ano depois de ter conseguido a subida ao primeiro escalão do futebol nacional. Os algarvios não tinham uma deslocação fácil nesta jornada e sem grandes surpresas saíram derrotados de Alvalade, por 2-1.

A duas jornadas do final, apenas seis pontos estão em disputa e são esses seis pontos que separam o Portimonense do Vitória. Se empatarem, os sadinos aumentam para sete pontos a diferença e impedem os algarvios de permanecer na I Liga.

Para continuarem na I Liga, os algarvios têm de vencer o próximo jogo e esperar que o Vitória não vença nenhum destes dois jogos (esta jornada com o FC Porto, para a semana com o Sporting), levando para a última jornada a discussão da permanência. Os sadinos levam vantagem no confronto directo, já que venceram na 15ª ronda por 4-3, em Portimão.

Contudo, o Vitória de Setúbal ainda não está fora de perigo, já que apenas cinco pontos o separa da Naval, que joga este domingo também frente ao Nacional.