Valdomiro, em auto-golo, Otamendi, ainda na primeira parte, Walter e Varela, já no segundo tempo, deram esta noite a vitória ao FC Porto, por 4-0, em jogo da 28ª ronda, em que Pitbull não foi capaz de bater Beto na conversão de uma grande penalidade.

A diferença entre as duas equipas é de facto abissal. Mesmo a jogar a meio gás e com muitos jogadores menos rodados, caso de James, Otamendi, Walter e Souza, o FC Porto não precisou de muito para vencer com facilidade o Vitória de Setúbal. Que na realidade não se pode dizer que tenha jogado mal, que não mostrasse arreganho, porque mostrou. Além das diferenças técnicas, há também a questão da resistência física, que nos sadinos começou a esfumar-se na segunda parte, quando o FC Porto ainda s apresentava ‘fresco’.

E assim, os novos campeões nacionais lá seguem invictos na Liga e nada faz querer que assim não seja a duas jornadas do fim. Por seu lado, o Vitória vai continuar a sofrer por, pelo menos, mais uma jornada para saber se fica ou se desce à Honra.

O primeiro tento surgiu aos 11 minutos. Boa jogada pela lateral entre Alvaro Pereira e James, com o camisola 19 a cruzar tenso para Walter e o central sadino, ao tentar cortar, acabou por bater Diego.

Os sadinos decidiram jogar aberto, outra coisa não poderiam fazer, mas sem causar grande mossa a Beto. A oportunidade mais flagrante surgiu, apenas, aos 61’, por Jailson, que insistiu, mesmo com dois defesas pela frente, entrou na grande área, rematou, com a bola a rasar o poste.

O segundo tento acabou por surgir de um canto e de novo com James na jogada. Otamendi subiu mais alto que a defesa dos da casa para o 2-0.

E o terceiro é obra-prima da simplicidade. Guarin, com um passe a rasgar, desmarcou James na esquerda, que ao primeiro tocou cruzou para a grande área onde Walter só teve de encostar.

Os pupilos de Bruno Ribeiro podiam ter feito o golo de honra e reduzido para 3-1, mas Pitbull viu Beto defender a grande penalidade, ‘conseguida’ por Valdomiro, agarrado na grande área.

Ao cair do pano, ainda houve tempo para Varela, que entrará na segunda parte, fazer o 4-0.