O Vitória de Setúbal está em clara vantagem sobre Naval 1.º de Maio e Portimonense na luta pela manutenção, que será feita a três nas duas últimas jornadas da Liga portuguesa de futebol.

A uma vitória da manutenção, os sadinos têm cinco pontos de avanço sobre o conjunto da Figueira da Foz e seis sobre o Portimonense, que necessita de um milagre para se manter na Liga portuguesa.

Os algarvios precisam de vencer os dois jogos, o último dos quais em Setúbal, e esperar que os sadinos não somem mais nenhum ponto, sendo que, no jogo do Bonfim, o Portimonense precisaria de vencer por dois golos ou por um, desde que marque mais de quatro.

Para poder manter esperanças de manutenção, a Naval 1.º de Maio tem duas hipóteses de garantir a manutenção, tendo sempre de ganhar os seus dois encontros e esperar que o Vitória de Setúbal não vença qualquer jogo.

Caso os sadinos empatem um dos dois últimos encontros, com Sporting ou Portimonense, a Naval 1.º de Maio, se somar os seis pontos, ficaria em igualdade pontual com os setubalenses, caindo o Vitória para a Liga de Honra por perder no confronto direto com os figueirenses (empates 0-0 e 1-1, sendo que a Naval beneficiaria do tento anotado fora).

O Portimonense pode regressar à Liga de Honra um ano depois de ter subido, enquanto a Naval 1.º de Maio pode regressar ao segundo escalão seis temporadas depois, menos uma do que o Setúbal.