Os jogos da 30.ª e última jornada da Liga portuguesa de futebol foram esta quinta-feira antecipados de 15 para 14 de Maio, devido à participação de pelo menos uma equipa lusa na final da Liga Europa, marcada para dia 18.

De acordo com o comunicado divulgado hoje pela Liga, a antecipação da jornada é justificada pela alínea f) do artigo 16.º do regulamento de competições.

Segundo a referida alínea, «quando um clube dispute uma final das competições UEFA, a jornada anterior da competição em que participe será toda antecipada para o sábado anterior».

Na final da Liga Europa, agendada para Dublin, estará pelo menos uma equipa portuguesa, que sairá hoje do encontro decisivo entre Sporting de Braga e Benfica, da segunda mão das meias-finais.

O FC Porto, que hoje visita os espanhóis do Villarreal, na outra meia-final, também tem boas hipóteses de marcar presença na final, depois da goleada por 5-1 no encontro da primeira mão.

No comunicado, a Comissão Executiva refere que, na última ronda, poderá «excepcionalmente alterar a data e hora de realização de determinados jogos cujos resultados não tenham interferência directa ou indirecta na tabela classificativa».