Com todos os jogos a terem influência na hora de “fazer contas”, a 29.ª e penúltima jornada está concentrada no domingo à noite, com as 16 equipas da Liga a começarem os oito jogos à mesma hora (20h15).

Naval 1.º de Maio (23 pontos) e Portimonense (22) partem para esta ronda na zona de descida, com a equipa acima deles, o Vitória de Setúbal (28), em clara vantagem e a poder garantir desde logo a permanência em caso de vitória.

O cenário é difícil para os sadinos, que visitam o Sporting – de olho no terceiro lugar -, enquanto o Portimonense, obrigado a vencer os últimos jogos, recebe o Marítimo, e a Naval, de visita a Leiria, têm de ganhar os seus compromissos e esperar que o Setúbal não faça mais do que um ponto até final, caso da Naval, ou não pontue, no caso dos algarvios.

Na luta pelo terceiro lugar e após uma semana europeia de festa, está o Sporting de Braga, que se qualificou na quinta-feira para a final da Liga Europa (em Dublin) – derrotou o Benfica em casa - e recebe a Académica.

A diferença em relação à meta para o terceiro lugar, desejado também pelo Sporting, é a possibilidade de retardar o início de época, com entrada directa nos “play-offs” da Liga Europa.

Sporting Braga e Sporting chegam à 29.ª jornada com o mesmo número de pontos: os “arsenalistas” visitam uma Académica a salvo (13.º) e o Sporting recebe um Vitória de Setúbal (14.º) em perigo.

Para a última jornada está reservado um Sporting Braga-Sporting, quatro dias antes da final da Liga Europa e que poderá levar os “bracarenses” a “abdicarem” da luta – com recurso a jogadores menos utilizados -, face à prioridade europeia.

Na luta pelo quinto lugar, o último de acesso à Liga Europa, estão Nacional (que até pode chegar ao quarto lugar), Rio Ave, Paços de Ferreira e Marítimo, com as equipas a estarem separadas por quatro pontos (com seis em disputa).

O Paços de Ferreira tem na ronda a hercúlea tarefa de defrontar no Estádio do Dragão o FC Porto, num jogo em que os “dragões” – apurados para a final da Liga Europa – recebem o troféu de campeões nacionais da presente época (2010/11).

O FC Porto ainda tem a meta de conquistar a Liga Europa, a Taça de Portugal e terminar o campeonato sem qualquer derrota (26 vitórias e dois empates).

Já o Rio Ave, também na luta pelo quinto lugar, recebe o desalentado Benfica, eliminado da prova europeia e com o seu treinador, Jorge Jesus, a dizer que a equipa está a viver um «pesadelo».

Sem chama, os “encarnados” já não têm como reabilitar a época e a visita a Vila do Conde é mais uma etapa em penosa caminhada.

Também o Vitória de Guimarães jogará no seu terreno, com uma recepção ao Beira-Mar, à semelhança do Nacional, que terá como visitante o já salvo Olhanense.

Programa da 29.ª jornada:

Domingo, 8 Maio:
Sporting – Vitória Setúbal, 20:15 (SportTV2).
Portimonense – Marítimo, 20:15.
Académica – Sporting Braga, 20:15 (SportTV3).
FC Porto – Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV1).
União Leiria – Naval, 20:15.
Vitória Guimarães – Beira-Mar, 20:15.
Nacional – Olhanense, 20:15.
Rio Ave – Benfica, 20:15 (TVI).