As negociações, que decorrem entre os dois clubes há cerca de uma semana, envolvem a vinda para a Luz dos jogadores brasileiros do clube ucraniano Dínamo de Kiev André Felipe, ponta de lança e uma das grandes promessas do futebol “canarinho”, e Gerson Magrão, lateral esquerdo.

O Benfica já recusara em Agosto de 2010 uma proposta «irrecusável» de outro clube ucraniano, o Shakthar Donetsk, de 25 milhões de euros, na expectativa de que o internacional paraguaio subisse a cotação com a participação do Benfica na Liga dos Campeões, o que não veio a suceder dada a eliminação prematura dos “encarnados” naquela prova.

Os choques entre Cardozo e o Benfica foram frequentes, um dos quais quando o jogador, concentrado com a selecção do Paraguai no Mundial da África do Sul, veio a público manifestar a intenção de deixar a Luz para uma experiência num campeonato mais competitivo, motivando uma reacção dura do treinador Jorge Jesus:

«Se ele quer sair, que saia.»

No último defeso, Cardozo protagonizou um “braço-de-ferro” com o Benfica, quando não se apresentou na Luz no início da época, alegando que o filho estava doente e que iria permanecer com ele no Paraguai até que estivesse recuperado.

Além de estar a fazer uma época abaixo daquilo que rendeu no ano anterior, quando foi um dos baluartes da conquista do título, esta talvez seja uma excelente oportunidade do Benfica negociar Cardozo, que faz 28 anos no próximo dia 20 de Maio, em condições favoráveis.

Cardozo foi a segunda contratação mais cara do Benfica (a seguir à de Simão Sabrosa, que custou 13 milhões de euros), quando, no verão de 2007 foi contratado aos argentinos do Newell’s Old’Boys por 9,15 milhões de euros por 80 por cento do passe, tendo o clube “encarnado” mais recentemente adquirido os restantes 20 por cento por 2,5 milhões.

O potencial novo reforço do Benfica, André Felipe, tem 20 anos e já foi convocado pelo seleccionador Mano Menezes para a selecção “canarinha” para o jogo particular frente à França, em Fevereiro deste ano.

Emergiu no Santos como melhor marcador do campeonato paulista de sub-20 em 2008 e, no primeiro semestre de 2010, revelou-se como um dos grandes destaques na equipa que era apelidada por “Meninos da Vila”, ao lado de Ganso, Neymar e Robinho (entretanto regressado ao clube), e que se sagrou campeã paulista e da Taça do Brasil.

O passe do jovem ponta de lança foi vendido pelo Santos em Junho de 2010 por oito milhões de euros ao Dínamo de Kiev, clube ao qual se vinculou por cinco épocas.

Perante as dificuldades de adaptação ao futebol e à vida na Ucrânia por parte de André Felipe, o Dínamo de Kiev aceitou o seu empréstimo para os franceses do Bordéus na reabertura do mercado no início de 2011 até ao final da presente época.

Gerson Magrão, 25 anos, é um lateral esquerdo que se adapta facilmente à posição de médio esquerdo em função das necessidades da equipa e foi contratado ao Cruzeiro por 2,2 milhões de euros em Agosto de 2009 pelo clube ucraniano.

Já tinha tido uma experiência no futebol europeu, mais concretamente nos holandeses do Feyenoord, antes de regressar ao futebol brasileiro para representar o Flamengo.

A sua contratação servirá para colmatar a saída quase certa de Fábio Coentrão para o Real Madrid, que já encetou negociações com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que se deslocou recentemente à capital espanhola para esse efeito.