O ex-guarda-redes do FC Porto Vítor Baía considerou hoje que «não foi pelo Roberto que o Benfica não ganhou» e disse que não gosta de comparações entre as equipas europeias de 1987, 2003 e 2004 do FC Porto.

«Um campeonato decide-se pela equipa e não por um elemento. O primeiro ano é sempre difícil e penso que ele (Roberto) tem grande qualidade. Pontualmente, pode ter tido erros normais para quem chega a uma realidade diferente. Não foi por aí que o Benfica não ganhou o campeonato e foi eliminado na Liga Europa», analisou o ex-guardião e capitão “portista”.

Vítor Baía assumiu que o FC Porto desta época só pode ser surpresa «para quem anda distraído» e na altura de comparar a actual equipa dos "dragões" com as de 1987, 2003 e 2004, o ex-guarda-redes prefere enaltecer todas a particularizar.

«Eu não gosto de comparações. Também não gostava da comparação da nossa equipa com a de 87. Cada equipa, no seu momento, escreveu com letras de ouro a história do FC Porto e todos em conjunto temos quota parte de responsabilidade pela história bonita do FC Porto nacional e internacionalmente», afirmou.

Quanto ao auspicioso início de carreira do treinador André Villas-Boas, Vítor Baía coloca-o no topo da lista dos melhores técnicos portugueses, afastado, contudo, do “melhor do Mundo” Mourinho.

«O Mourinho é o melhor do Mundo e o André está no início de uma carreira fulgurante, de grande talento e espero que possa vir a estar na elite dos melhores treinadores do Mundo, porque de Portugal já está certamente», frisou.

Afastado do futebol, após deixar o cargo de director das relações externas do FC Porto, Baía está com vontade de regressar.

«O futebol é a minha vida e, se surgir uma oportunidade de voltar, voltarei com todo o gosto. Há uma relação umbilical com o FC Porto e vamos ver o que acontecerá», considerou, rematando com a certeza de que regressa «onde possa ser útil e onde possa ajudar».