Dois golos de Cardozo, ainda na primeira parte, foram decisivos para a vitória de hoje do Benfica frente ao Rio Ave, por 2-1, em partida 29.ª jornada da Liga de futebol.

A equipa de Jorge Jesus “lambeu as feridas” da eliminação da Liga Europa, na passada quinta-feira, frente ao Sporting de Braga, e, mesmo com uma equipa com algumas alterações, com a titularidade de Moreira, Gaitán e Carole, amealhou os três pontos, numa exibição, sobretudo, eficaz.

Em pior plano esteve o Rio Ave, que, com uma prestação apagada, marcou passo na luta por um lugar Europeu, descendo ao oitavo lugar do campeonato, com 37 pontos.

Dificilmente os “encarnados” poderiam esperar melhor entrada no jogo, com Cardozo, logo aos oito minutos, a inaugurar o marcador, no primeiro remate da contenda, numa recarga a um "tiro" inicial de Carlos Martins, que o guardião Mário Felgueiras não susteve.

O tento madrugador baralhou a estratégia dos vila-condenses, que, passando a jogar em contra-ataque, acabavam, invariavelmente, superados pela defensiva contrária.

Do outro lado, o Benfica mantinha-se mais forte e, mesmo não deslumbrando, conseguiu controlar o desafio, criando mais perigo, com Fábio Coentrão em destaque num par de ocasiões.

Nesta toada, acabou por não surpreender o segundo golo dos visitantes, com Cardozo, aos 28 minutos, a bisar no encontro, com um belo remate de fora da área, que ainda bateu no poste, traindo o guarda-redes local.

A reacção do Rio Ave, muito inconsequente ofensivamente nesta etapa inicial, só surgiu a três minutos do intervalo, quando João Tomás, num remate de primeira, fortíssimo, falhou o alvo por pouco.

Com o jogo controlado, Jorge Jesus reforçou o meio-campo após o intervalo, abdicando de Jara e lançando no jogo Airton, e, mais tarde, trocando Carlos Martins por César Peixoto.

O Rio Ave, já com Braga e Vítor Gomes na intermediária, ganhou então algum fôlego e passou a surgir mais vezes junto à baliza de Moreira, que, aos 61 minutos, teve defesa apertada a um remate de Braga.

Mesmo com o Benfica com o jogo controlado, e já depois de Gaitan rematar à barra da baliza vila-condense, o Rio Ave conseguiu o tento de honra, aos 89 minutos, por Braga, de livre, que fixou o 2-1 final.