O treinador do Dínamo de Kiev, Yuri Semin, admitiu hoje, em declarações à Agência Lusa, que gostaria de ter na sua equipa o ponta de lança do Benfica Óscar Cardozo, embora reconheça que isso «não é fácil».

«É um goleador de grande qualidade, muito eficaz dentro do esquema em que a sua equipa joga. Admira-me que ainda esteja no Benfica com a qualidade que tem», disse Yuri Semin, reconhecendo que contratá-lo aos lisboetas «não é fácil» e que o paraguaio seria uma «mais-valia» para o Dínamo.

A agência Lusa noticiou no sábado que o Benfica terá estado em negociações com o Dínamo de Kiev com vista a uma eventual futura transferência do internacional paraguaio, situação que o Benfica negou em comunicado.

O treinador russo dá outros dois exemplos de jogadores difíceis de contratar:

«O Falcão é outro jogador muito difícil de contratar, que cresceu imenso no FC Porto, onde se tornou um ponta de lança de grande categoria, tal como o Hulk, que era uma paixão minha, mas quando o quisemos contratar já o FC Porto se tinha antecipado.»

A propósito de Hulk, o treinador do Dínamo de Kiev recorda uma conversa que manteve com Pinto da Costa, presidente portista:

«Falei com ele numa fase inicial do Hulk no FC Porto, tentando saber se o jogador era dispensável, uma vez que não estava a jogar com regularidade, mas o presidente respondeu-me que ele iria começar a jogar e que esperasse para ver até onde ele chegaria.»

O Dínamo de Kiev foi eliminado pelo Sporting de Braga nos quartos de final da Liga Europa e Yuri Semin não ficou surpreendido que a equipa minhota tivesse afastado o Benfica da competição nas meias-finais.

«Não, não fiquei nada surpreendido, porque o Sporting de Braga é uma equipa extremamente disciplinada, muito bem preparada fisicamente e que vale, sobretudo, pelo colectivo», observou o treinador russo, que destaca, porém, a «influência do capitão Vandinho», uma pedra «fundamental» na estrutura da equipa.

Já quanto à final da Liga Europa entre Sporting de Braga e FC Porto tem uma opinião formada:

«O FC Porto é favorito. Tem uma equipa para jogar ao mais alto nível da Liga dos Campeões, muito por mérito do seu presidente, pela forma como gere o clube e como consegue comprar e vender os jogadores do plantel nos momentos certos.»