Um golo de Toscano, que já não marcava há mais de oito meses, deu hoje um precioso triunfo ao Vitória de Guimarães sobre o Beira-Mar (1-0), na 29.ª jornada da Liga de futebol.

Mais de oito meses depois, Toscano voltou a decidir uma partida a favor do Vitória de Guimarães, com um grande golo já nos minutos finais da partida (87), não apagando, contudo, uma exibição globalmente fraca da equipa.

O resultado penaliza também a ineficácia ofensiva do Beira-Mar, que teve várias oportunidades para marcar. A equipa de Aveiro esteve melhor na primeira parte, sobretudo na primeira meia hora de jogo, em que foi muito superior a um apático Vitória de Guimarães.

Ainda assim, pertenceu aos minhotos o primeiro sinal de perigo, logo aos três minutos, com um remate de Toscano a obrigar Rui Rego a defesa apertada, tendo respondido o Beira-Mar logo depois (05), com um bom remate de Artur, que pôs à prova Nilson.

Mesmo sem o justificar, o Vitória esteve muito perto do golo, aos 10 minutos, mas Crivellaro não aproveitou uma má intervenção do guarda-redes contrário e rematou à trave.

O Beira-Mar não se deixou intimidar: Artur obrigou Nilson a defesas atentas (17 e 21), Wilson Eduardo rematou com muito perigo, fazendo a bola rasar o poste (22), e Rui Sampaio rematou para nova boa defesa do guardião brasileiro do Vitória de Guimarães (28).

Só nos últimos 15 minutos da primeira parte os visitados equilibraram a contenda, subida de rendimento confirmada no início do segundo tempo.

Aos 56 minutos, Freire e Renan não aproveitaram uma grande confusão na pequena área aveirense e, no minuto seguinte, Rui Rego impediu com uma excelente defesa aquele que seria um grande golo de João Ribeiro.

Edgar falhou rotundamente um remate na pequena área (64), ouvindo por isso muitos assobios das bancadas, e, três minutos depois, o Beira-Mar desperdiçou a sua melhor oportunidade de golo: com tudo para marcar, Wilson Eduardo rematou ao poste, após um bom centro de Renan da esquerda.

O golo da vitória minhota surgiria aos 87 minutos, com um remate em arco de Toscano sem hipóteses para Rui Rego, mas o Beira-Mar, já em período de descontos, podia ter empatado por Artur e Ricardo Rocha, este um falhanço incrível, de cabeça, após canto da direita.