André Villas-Boas e Domingos Paciência, treinadores finalistas da Liga Europa de futebol, vão participar hoje no VII Congresso Internacional de futebol do ISMAI, mas vão estar desencontrados devido a obrigações da UEFA.

Os treinadores de FC Porto e Sporting de Braga, respectivamente, integram o painel O Treinador – Gestor Operacional para um rendimento de sucesso, mas Domingos Paciência vai ter o Open Day da UEFA, pelo que a sua participação no evento na Maia será desencontrado de André Villas-Boas.

Augusto Inácio, Carlos Brito, José Peseiro, Carlos Carvalhal, Rui Bento e Rui Vitória são outros dos participantes, de um lote de oradores que à última hora ficou privado do campeão do Mundo Vicente del Bosque e do seleccionador português Paulo Bento, ausente do país.

O segundo e último dia do congresso vai abordar temas como o contributo da fisiologia para a obtenção do sucesso, as lesões no futebolista, doping no alto rendimento e a importância das acções individuais no processo ofensivo colectivo.

Treino mental, o futebol na perspectiva da saúde, pensamentos estratégicos dos treinadores, metodologia de treino e operacionalização da análise de jogo são igualmente temas em discussão.